A nomeação de José Manuel Fernandes como novo ministro da Agricultura e Pesca já levou a várias reações, desde a distrital de Braga ou do presidente da Câmara de Braga, mas desta vez foram os pescadores de Vila Praia de Âncora a manifestarem entusiasmo pelo nome do ex-presidente da Câmara de Vila Verde.
Para Carlos Sampaio, elemento da Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, o novo ministro é “um grande defensor pela pesca artesanal e local, e um grande defensor, juntamente com Daniel Campelo [ex-presidente da Câmara de Ponte de Lima]”, pela solução apresentada para o desejado porto de mar de Vila Praia de Âncora, em Caminha.
Recorde-se que a luta pela “reconfiguração do portinho de Vila Praia de Âncora” dura há mais de dez anos, com bandeira levantada pela Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, e pretende que o porto “sirva os pescadores profissionais e turismo náutico para mais de três gerações”.
Aquela associação clama por um estudo de impacto ambiental para perceber que é possível aumentar ou estabilizar as dunas dos caldeirões e a praia da Gelfa, algo que tem vindo a ser prometido mas não cumprido.
Contudo, defende aquela associação, agora existem “todas as condições governamentais para continuar o nosso projeto da reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora.”.
Carlos Sampaio afirma que “dos 17 ministros, 2 ministros e o Presidente da Assembleia da Republica de Portugal, são conhecedores dos porto de mar de Vila Praia de Âncora”.
Recorda que o “presidente da Assembleia da República de Portugal – José Pedro Aguiar-Branco foi cabeça Lista da AD por Viana do Castelo é conhecedor da problemática e da necessidade emergente da reconfiguração do porto de mar de VP Âncora”.
Assegura ainda que Aguiar-Branco “recebeu caderno reivindicativo e prometeu ajudar” a causa dos pescadores.
Sublinha também que tanto José Manuel Fernandes como Paulo Rangel, o número dois de Montenegro no executivo, receberam o mesmo caderno reivindicativo em 2014, quando ali se deslocaram em campanha para as eleições europeias, e prometeram ajudar.
Carlos Sampaio conclui lembrando que José Manuel Fernandes, agora ministro, foi à pesca da sardinha com Vasco Presa, nome emblemático da pesca em Caminha, sendo essa outra “garantia” para a associação de que o novo ministro conhece a causa.