Pescador, apicultor e bombeiro. Bento Marques passa ao quadro de honra ao fim de 20 anos a comandar os Bombeiros de Guimarães

Luís Andrade é o novo comandante
Bento Marques. Foto: Ivo Borges / O MINHO

Bento Marques, que comandou o corpo ativo dos Bombeiros de Guimarães desde 2003, entrou ontem oficialmente para o Quadro de Honra daquela associação humanitária, deixando o cargo que ocupou durante 21 anos.

Como O MINHO noticiou, a passagem ao quadro de honra ocorreu durante a tomada de posse do novo comandante, Luís Andrade, anterior adjunto de comando, que decorreu ontem no quartel dos Bombeiros de Guimarães.

Nascido em 03 de setembro de 1961, Bento Rodrigues Marques entrou para a associação aos 18 anos, como aspirante de bombeiro, passando de forma gradual, pelas três classes de operacional, entre 1980 e 1994, quando atingiu a categoria de bombeiro de primeira.

Em 1999 passou a integrar a estrutura de comando como adjunto, em 2002 passou a segundo-comandante, tendo sido promovido a comandante interino em 2003. Assumiu funções oficiais como comandante em fevereiro de 2004.

Desde 2015, exerce competências de Gestão de Recursos Humanos na Associação, delegadas pela Direção.

A nível pessoal, é casado, tem dois filhos e dois netos, e como hobbies pratica pesca e apicultura.

Como curiosidade, os Bombeiros de Guimarães referem no seu ‘site’ que apenas alguns meses depois de entrar na corporação, ainda como aspirante, Bento Marques sofreu um acidente quando prestava provas para integrar a terceira classe de bombeiros.

O incidente aconteceu “quando o cabo transportador se partiu enquanto descia pelo salva-vidas Derby, facto que originou uma queda desamparada no solo, que lhe provocou diversas fraturas no pé e na mão direita. Por esse motivo, esteve internado muito tempo, ficando com algumas sequelas no pé”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x