Connect with us

Perto de 40 ofertas de emprego na hotelaria em ‘job day’ luso-galaico

Alto Minho

Perto de 40 ofertas de emprego na hotelaria em ‘job day’ luso-galaico

Cerca de 40 contratos de trabalho em empresas do setor da hotelaria no Norte de Portugal e na Galiza estão hoje disponíveis num ‘job day’, em Vila Nova de Cerveira destinado a desempregados transfronteiriços, inscritos nos centros de emprego.

A iniciativa é do Agrupamento Europeu Galiza e Norte de Portugal (AECT-GNP), com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), do Eures Transfronteiriço, e da Junta da Galiza. Pretende combater o desemprego, aproximando empresas e trabalhadores transfronteiriços.

Depois do primeiro ‘job day’ dedicado ao setor da metalomecânica, realizado em junho de 2014 em Tui, na Galiza, hoje foi a vez de Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, acolher a iniciativa dirigida ao setor hoteleiro.

“A hotelaria é um setor bastante importante para os dois lados da fronteira e está identificada como um dos que mais absorve mão-de-obra”, explicou o delegado regional do IEFP, César Ferreira.

O responsável, que é também presidente do Eures Transfronteiriço, adiantou que estas ofertas de trabalho “têm características específicas” devido à “localização e às dinâmicas de mobilidade dos trabalhadores”.

César Ferreira realçou que na primeira iniciativa realizada para o setor da metalomecânica, as 50 ofertas de trabalho então disponibilizadas “foram preenchidas quase na totalidade” e avançou a intenção de realização de outros ‘job day’ em outros setores.

O vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda, sublinhou a importância de “orientar a cooperação para iniciativas que se traduzam em resultados práticos para os cidadãos” e para aproveitamento dos novos fundos comunitários.

“A Europa começa agora um novo período económico em que os projetos que a eurorregião venha a apresentar poderão ter acolhimento. Este estreitamento relações permite adiantar trabalho para o que há para fazer no futuro”, explicou o responsável galego.

Alfonso Rueda anunciou a intenção de realização de iniciativas idênticas para o setor automóvel, novas tecnologias, aproveitando o Centro de Nanotecnologia em Braga, e na área académica, com intercâmbios entre universidades dos dois lados da fronteira.

Em Vila Nova de Cerveira, no ‘job day’ dedicado à hotelaria participaram cinco associações empresariais de Pontevedra, Santiago de Compostela, Ourense e a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo.

Mais em Alto Minho

Bitnami