Perto de 40 ofertas de emprego na hotelaria em ‘job day’ luso-galaico

Perto de 40 ofertas de emprego na hotelaria em ‘job day’ luso-galaico

Cerca de 40 contratos de trabalho em empresas do setor da hotelaria no Norte de Portugal e na Galiza estão hoje disponíveis num ‘job day’, em Vila Nova de Cerveira destinado a desempregados transfronteiriços, inscritos nos centros de emprego.

A iniciativa é do Agrupamento Europeu Galiza e Norte de Portugal (AECT-GNP), com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), do Eures Transfronteiriço, e da Junta da Galiza. Pretende combater o desemprego, aproximando empresas e trabalhadores transfronteiriços.

Depois do primeiro ‘job day’ dedicado ao setor da metalomecânica, realizado em junho de 2014 em Tui, na Galiza, hoje foi a vez de Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, acolher a iniciativa dirigida ao setor hoteleiro.

“A hotelaria é um setor bastante importante para os dois lados da fronteira e está identificada como um dos que mais absorve mão-de-obra”, explicou o delegado regional do IEFP, César Ferreira.

O responsável, que é também presidente do Eures Transfronteiriço, adiantou que estas ofertas de trabalho “têm características específicas” devido à “localização e às dinâmicas de mobilidade dos trabalhadores”.

César Ferreira realçou que na primeira iniciativa realizada para o setor da metalomecânica, as 50 ofertas de trabalho então disponibilizadas “foram preenchidas quase na totalidade” e avançou a intenção de realização de outros ‘job day’ em outros setores.

O vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda, sublinhou a importância de “orientar a cooperação para iniciativas que se traduzam em resultados práticos para os cidadãos” e para aproveitamento dos novos fundos comunitários.

“A Europa começa agora um novo período económico em que os projetos que a eurorregião venha a apresentar poderão ter acolhimento. Este estreitamento relações permite adiantar trabalho para o que há para fazer no futuro”, explicou o responsável galego.

Alfonso Rueda anunciou a intenção de realização de iniciativas idênticas para o setor automóvel, novas tecnologias, aproveitando o Centro de Nanotecnologia em Braga, e na área académica, com intercâmbios entre universidades dos dois lados da fronteira.

Em Vila Nova de Cerveira, no ‘job day’ dedicado à hotelaria participaram cinco associações empresariais de Pontevedra, Santiago de Compostela, Ourense e a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ricardo rio deixa mensagem de ânimo aos adeptos do braga

Ricardo Rio deixa mensagem de ânimo aos adeptos do Braga

Próximo Artigo
Sistelo promete lutar até ao fim. Vídeo: porto canal

Sistelo promete lutar até ao fim. Vídeo: Porto Canal

Artigos Relacionados