Connect with us

Peregrinos venceram a chuva na subida a Santa Luzia

Alto Minho

Peregrinos venceram a chuva na subida a Santa Luzia

 

Perto de 10 mil pessoas participaram, este domingo, na peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus, subindo até ao alto do monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, apesar da incómoda companhia da chuva.

“Houve o entusiasmo do costume. A fé moveu as pessoas até cá cima, mas reconheço que era difícil permanecerem muito tempo por causa das condições climatéricas”, disse o presidente da Confraria de Santa Luzia, André Alves.

De guarda-chuva em punho, milhares de pessoas movidas pela fé proporcionaram um colorido diferente a um ambiente marcado pelo cinzento das nuvens e da calçada.

Nesta peregrinação anual, participam todas as paróquias de Viana do Castelo. Os devotos percorreram quatro quilómetros, desde o Colégio do Minho, até junto do templo de Santa Luzia. Alguns assistiram posteriormente à missa presidida pelo bispo D. Anacleto Oliveira.peregrinacao santa luzia missa

A tradição remonta ao ano de 1918, altura em que a pneumónica vitimava grande parte da população em Portugal e na Europa.

A 10 de novembro, o povo de Viana do Castelo saiu em preces desde a Igreja de S. Domingos até à Senhora da Agonia, onde suplicou ao Sagrado Coração de Jesus o cessar da pandemia, jurando subir anualmente ao monte de Santa Luzia em peregrinação se a pneumónica cessasse.

[efsnotification type=”alert” style=”” close=”false” ]História – “A Gripe Pneumónica de 1918/1919”, reportagem Ensina – RTP [VER DOCUMENTÁRIO][/efsnotification]

Mais em Alto Minho

Bitnami