Arquivo

Peregrinos galegos partiram da Sé de Braga

Celestino Lores Rosal encabeça o grupo
Peregrinos galegos partiram da sé de braga

Um dos maiores especialistas dos Caminhos de Santiago, Celestino Lores Rosal, encabeça este domingo, a partida de Braga, até ao Albergue de Caldelas, em Amares, de meia centena de peregrinos na primeira etapa do Caminho da Geira e dos Arrieiros.

Celestino Lores Rosal, que a partir de Pontevedra tem levado os Caminhos de Santiago a todos os cantos do mundo, tem vindo a dinamizar o intercâmbio jacobeu entre galegos e minhotos, deslocando-se a Braga, a convite da Associação Espaço Jacobeus.

Peregrinos galegos partiram da sé de braga

Enquanto dinamizador dos Caminhos de Santiago, Celestino Lores Rosal chegou a percorrer as rotas jacobeias guiando o então Príncipe das Astúrias, Filipe VI, atual Rei de Espanha, proferindo conferências em vários fóruns, para promover os caminhos.

Depois da missa, a celebrar na Sé Catedral de Braga, a cargo do assistente espiritual, cónego Roberto Rosmaninho Mariz, os peregrinos galegos serão recebidos por António Barroso, o adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

Peregrinos galegos partiram da sé de braga

De seguida, o grupo de peregrinos partirá da Sé Catedral de Braga, para a primeira etapa do Caminho da Geira e dos Arrieiros, com o encanto de percorrer os troços da Geira Romana, em Braga, Amares e Terras de Bouro, chegando à Portela do Homem.

A Geira Romana, Via XVIII ou Via Nova, construída no primeiro século depois de Cristo, embora tenha por destino Astorga, é um dos mais apreciados caminhos jacobeus até Santiago de Compostela, atravessando o parque transfronteiriço Gerês/Xurés.

A Associação Espaço Jacobeus, sediada em Braga, está a impulsionar o Caminho da Geira e dos Arrieiros, em parceria com a Associação de Amigos e Amigas do Caminho Português de Santiago, instalada em Pontevedra, por se tratar de uma rota ímpar.

É que a Geira é um caso exemplar da engenharia militar romana, que construiu uma das suas estradas na Península Ibérica, de modo a contornar, por caminhos de meia encosta, as alturas das várias serras por onde passa, principalmente a Serra do Gerês.

Peregrinos galegos partiram da sé de braga

Um dos atrativos do Caminho da Geira e dos Arrieiros são os vestígios romanos presentes no percurso, visíveis em Amares e em Terras de Bouro, tendo a Bouça da Mó e a Mata de Albergaria a maior concentração de marcos miliários em todo o mundo.

As paisagens deslumbrantes do Parque Nacional Peneda-Gerês, no Minho, assim como no Parque Natural do Xurés, na Galiza, são outras das mais-valias que oferece o Caminho da Geira e dos Arrieiros, percorrendo entre Braga e Santiago de Compostela.

Câmara de Braga associa-se à iniciativa
Entretanto, António Barroso, adjunto da Presidência da Câmara Municipal de Braga, que participou na cerimónia com os peregrinos, reiterou o apoio da parte da autarquia bracarense ao movimento jacobeu.
“Estive esta manhã, na Sé Catedral, com um grupo de peregrinos galegos, liderados por Celestino Lores e depois da benção pelo cónego Roberto Rosmaninho Mariz deram início à primeira etapa do Caminho da Geira e dos Arrieiros”, referiu António Barroso.
“Esta foi mais uma peregrinação jacobeia a que nos associamos com muito gosto”, começou por afirmar António Barroso, adjunto de Ricardo Rio.
“O bem receber e saudar é uma das marcas distintivas dos bracarenses e o contacto com quem faz o Caminho de Santiago é muito relevante para demonstrar a nossa ligação ancestral ao Caminho, mas também para que a passagem por Braga seja diferente e mais acolhedor”, salientou António Barroso.
“Com a Associação Espaço Jacobeus continuamos a trabalhar para proporcionar as melhores condições aos peregrinos e em conjunto estamos a trabalhar com as entidades para a certificação dos Caminhos que passam e iniciam em Braga”, acrescentou ainda António Barroso.
O grupo de peregrinos galegos, liderados por Celestino Lores, presidente da Associação das Amigas e Amigos do Caminho Português a Santiago, na companhia do Presidente da Associação Espaço Jacobeus (AEJ), Antonio Devesa, do delegado de Braga da AEJ, Miguel Sampaio, de Manuel Rocha, Irmão Maior da Archicofradia de Santiago e de José Manuel Almeida, Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, Sequeiros e Paranhos em Amares.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Professor de braga lança petição contra serviços mínimos nas escolas e já tem três mil aderentes

Professor de Braga lança petição contra serviços mínimos nas escolas e já tem três mil aderentes

Próximo Artigo
Rúben amorim diz que classificação da i liga “não está fechada”

Rúben Amorim diz que classificação da I Liga “não está fechada”

Artigos Relacionados