Arquivo

Peregrinos do Alto Minho já estão a caminho de Fátima

Peregrinos do alto minho já estão a caminho de fátima
Foto: Antónia Branco / Facebook

Dezenas de peregrinos de Monção, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez iniciaram, na manhã desta sexta-feira, a peregrinação a Fátima.

O grupo saiu de Arcos de Valdevez esta manhã com o objetivo de chegar ao santuário em 11 de maio, para depois participar nas celebrações que têm o ponto alto em 13 de maio.

Entre os peregrinos está Antónia Branco, presidente da Junta da União de Freguesias de Messegães, Valadares e Sá, em Monção. Em declarações à Rádio Vale do Minho, a autarca confessa que inicia esta caminhada “sobretudo por uma questão de fé”.

Pela terceira vez a realizar esta peregrinação, Antónia Branco garante que o grupo está “a ter todos os cuidados” de segurança, nomeadamente com o uso de colete refletor.

Como O MINHO noticiou, a GNR está desde ontem e até dia 14 a intensificar ações de patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima e apoiar os peregrinos que rumam ao santuário para as celebrações religiosas do 13 de maio.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adiantou que a operação “Peregrinação Segura 2023” visa apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário de Fátima e zonas envolventes.

A operação será realizada em duas fases, tendo a primeira iniciado ontem e dura até dia 11, através de policiamento para as vias mais críticas, designadamente as pedestres usadas pelos peregrinos e zonas envolventes ao local do evento e respetivos eixos viários de acesso.

A segunda fase da operação vai decorrer de 12 a 14 de maio para “garantir a segurança das celebrações religiosas que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes”.

A GNR prevê este ano uma maior afluência de peregrinos ao Santuário motivada pela Jornada Mundial da Juventude que se realiza em agosto em Portugal.

Como a maioria das pessoas que participa nas peregrinações faz o percurso a pé, em grupos numerosos, circulando muitas vezes em vias com trânsito intenso e com bermas estreitas ou sem elas, a GNR deixa alguns conselhos aos peregrinos como “andar em fila indiana” e sinalizar o início e o fim dos grupos.

Aconselha igualmente os peregrinos a usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes refletores, a não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões, não usar auscultadores, nem auriculares, nem o telemóvel, fazer pausas durante a caminhada, não andar sozinho durante a noite, reunir o grupo sempre fora da estrada e ter cuidado especial ao atravessar as vias.

Já na cidade de Fátima e no Santuário, a GNR recomenda aos peregrinos que cheguem atempadamente para evitar filas prolongadas e para não deixarem bens à vista no interior dos veículos e após as cerimónias que saiam de “formal calma e gradual”, não perdendo de vista crianças e idosos.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Há 50 anos que manuel luís dita as modas em viana do castelo

Há 50 anos que Manuel Luís dita as modas em Viana do Castelo

Próximo Artigo
Psp enviou para mp autos dos incidentes no ministério das infraestruturas

PSP enviou para MP autos dos incidentes no Ministério das Infraestruturas

Artigos Relacionados