Pequenos projetos ligados à economia do mar contemplados com 4,5 milhões

Pequenos projetos empresariais ligados è economia do mar e a desenvolver entre Esposende e Valença foram contemplados com 4,5 milhões de euros dos novos fundos comunitários, anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Em comunicado, a estrutura que congrega os dez municípios do distrito de Viana do Castelo adianta que além daqueles dois municípios o montante atribuído à região pelo Programa Operacional Mar 2020 e NORTE 2020 será ainda aplicado nos concelhos de Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e Caminha.

No total, serão abrangidas “25 freguesias costeiras, ao longo dos 51,5 quilómetros de costa do litoral norte e os 30 quilómetros do curso internacional do rio Minho entre Caminha e Valença, uma área com 98.960 habitantes, que representam 61% da população residente naqueles cinco concelhos”.

“No período 2016-2020 pretende-se apoiar 57 pessoas no âmbito da criação de emprego e auto emprego (FSE) e a criação de 65 postos de trabalho (FEDER e FEAMP), estimando-se que cerca de 70% da respetiva dotação seja orientada para projetos de investimento privado”, lê-se naquela nota.

Os 4,5 milhões de euros atribuídos aos cinco municípios foram contratualizados no âmbito da estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), estrutura gerida pela CIM do Alto Minho.

A DLBC, que tem como lema “Mare Ditat – O Mar Enriquece”, pretende dar continuidade ao trabalho do Grupo de Ação Costeira do Litoral Norte 2007-2013, organismo criado pela CIM do Alto Minho para gerir os fundos do quadro comunitário anterior.

logo Facebook Fique a par das Últimas Notícias. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x