Pela primeira vez, os 4 navios oceânicos ‘made in Viana’ estão juntos no “fim do mundo”

Explorer, Voyager, Navigator e Traveller. Os quatro navios de expedição oceânica construídos ao longo dos últimos 4 anos nos estaleiros navais de Viana do Castelo encontram-se, esta quarta-feira, estacionados no porto mais perto da Antártida, plenamente ocupados com turistas que desejam visitar aquela região remota do planeta. Esta temporada é a estreia para o Traveller, o quarto dos navios construídos pela WestSea.

O anúncio foi feito por Mário Ferreira, proprietário dos navios, e confirmado por O MINHO junto de vários ‘sites’ de monitorização da circulação naval, que apontam o porto de Ushuaia, na Terra do Fogo (sul da Argentina), lugar também conhecido como “fim do mundo” por ser o último antes da chegada à humanamente desabitada Antártida (pólo sul), e o porto de Portal Point, já no continente gelado, como local de viagem nos últimos dias para os quatro navios.

“Um dia fresquinho, mas lindo na Antártida, os nossos quatro navios de expedição construídos em PORTUGAL, World Explorer, Voyager, Navigator e Traveller, estão a concretizar os sonhos de centenas de passageiros que sonhavam em visitar este continente”, escreveu o também acionista da TVI e proprietário da empresa de cruzeiros Douro Azul.

Ao que O MINHO apurou, a temporada de cruzeiros naquele continente começa no início de novembro, estendendo-se quase até março. A frota dos navios minhotos encontra-se agora ao serviço da Nicko Cruises, uma empresa de turismo na qual Mário Ferreira também tem participação acionista. Em julho, os navios vão ser direcionados para áreas mais quentes do globo, como Mediterrâneo ou ilhas, para regressarem ao gelo do sul à chegada do inverno.

Segundo a Martifer, responsável pelos estaleiros, os navios são da gama Explorer e de classe de cruzeiro, construídos com base no Código Polar (classe de gelo), sistema de Propulsão Híbrida e com a capacidade de acomodar 200 passageiros e 112 tripulantes, de acordo com “os mais elevados padrões de qualidade e conforto”.

Ao que O MINHO apurou, o quinto navio desta categoria, o Adventurer, está em construção nos estaleiros, devendo fazer testes de mar ainda durante 2024.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados