Pedro Rosário toma posse como presidente da Escola de Psicologia da UMinho

No próxima dia 18 de fevereiro

O professor Pedro Rosário toma posse a 18 de fevereiro como presidente da Escola de Psicologia (EPsi) da Universidade do Minho, para o mandato 2025/2028, anunciou hoje aquela academia.

Em comunicado, a UMinho referee que o evento solene tem início pelas 10:00, no Anfiteatro Multimédia da Escola de Psicologia, no campus de Gualtar, em Braga, sendo presidido pelo reitor, Rui Vieira de Castro. A cerimónia também empossará para os seus mandatos como vice-presidentes, os professores Sónia Caridade, Carla Martins e Isabel Soares Silva.

Quem é Pedro Rosário?


Pedro Rosário é professor catedrático na Escola de Psicologia da UMinho. Foi diretor do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) avaliado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com excellent. Lecciona a área de aprendizagem, motivação e instrução na licenciatura, mestrado e doutoramento em Portugal e no estrangeiro.

Investiga os processos de motivação e autorregulação da aprendizagem e dirige o Grupo Universitário de investigação em autorregulação, (www.guia-psi.com) com 40 investigadores. Desenvolve projetos nesta área para crianças e jovens ao longo da escolaridade. Três exemplos com repercussão (inter)nacional: Cartas do Gervásio para alunos da Universidade, Sarilhos do Amarelo para crianças até 10 anos, e MENTOR. Este programa de formação de professores em mentoring realizado para o Min-Edu Português foi reconhecido pela União Europeia como uma boa prática. A eficácia destes programas foi testada em diversos países (e.g., Chile, Brasil, Moçambique, Inglaterra, Japão e Espanha).

Orientou 25 teses de doutoramento, publicou mais de 200 artigos em revistas científicas, 16 livros e 45 capítulos.

Sobre a Escola de Psicologia


A Escola de Psicologia da Universidade do Minho posiciona-se estrategicamente num quadro de referência internacional, procurando diferenciar-se, enquanto instituição académica de referência, na promoção de uma visão da Psicologia como ciência de base experimental e como uma prática profissional de base científica. Este posicionamento reflete-se no modo como as três vertentes da missão universitária se organizam nesta escola – investigação, ensino e interação com a sociedade. No que respeita ao ensino disponibiliza a licenciatura em psicologia, seis mestrados e um doutoramento com sete especialidades. O seu centro de investigação (CIPsi) organiza-se em Laboratórios e Grupos de Investigação, que vão desde o estudo mais fundamental da cognição animal e humana, e da neurociência psicológica, ao estudo mais aplicado da psicologia clínica, da saúde, da educação e do desenvolvimento. Pedro Rosário será o quinto presidente da EPsi, depois de Óscar Gonçalves, Isabel Soares, Paulo Machado e Mário Gonçalves.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados