Seguir o O MINHO

Futebol

Pedro Proença toma posse e pede “salto para a excelência” do futebol português

Presidente da Liga reeleito

em

Foto: Divulgação / Arquivo

Pedro Proença tomou hoje posse como presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), após ser reeleito com 46 dos 48 votos possíveis, pedindo “um salto para a excelência” do futebol português.

No discurso de tomada de posse, no auditório da sede da LPFP no Porto, o antigo árbitro iniciou o segundo mandato com “compromisso de preserverança, de tenacidade e de uma inflexível convicção de liderar a mudança”, a caminho de um “salto para a excelência que a Liga e o futebol profissional precisam e exigem”.

Perante uma plateia em que estava o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, mas também vários dirigentes de clubes, como Álvaro Braga Júnior, do Boavista, ou António Silva Campos, do Rio Ave, o líder da Liga assumiu o nome mandato “com profunda humildade e sentida gratidão pela confiança”.

Apesar de querer “muito mais”, realçou a evolução do futebol profissional e da Liga, que está agora no seu 40.º aniversário numa “etapa decisiva da sua história”, para a qual importa “manter compromissos de sustentabilidade, prosperidade, modernidade” e não “repetir erros do passado”.

O desejo é de se assumirem “como uma das mais importantes Ligas da Europa”, com Proença a destacar vários objetivos, da internacionalização à inovação tecnológica, “como alavanca da verdade desportiva”, o combate à corrupção em parceria com a FPF, a “valorização do espetáculo dentro e fora dos estádios”, a credibilização e rentabilização do negócio e “exponenciar talento aquém e além fronteiras”.

Depois de ser eleito pela quase totalidade das sociedades desportivas no ato eleitoral de quarta-feira, Pedro Proença destacou os “categóricos números de envolvência na eleição” como um sinal de que “a mudança que é precisa está a chegar”.

“É tão maior o propósito que nos une do que as singularidades que nos diferenciam”, atirou, antes de pedir “a evolvência de todos” para que, “juntos”, a Liga possa continuar “a transbordar talento e profissionalismo” e evoluir para outros patamares.

Antes do discurso de tomada de posse, já tinham assumido os cargos os outros órgãos sociais, nomeadamente a Mesa da Assembleia-Geral, presidida por Mário Costa, o Conselho Fiscal, por Carlos Branco, e o Conselho Jurisdicional, por Américo Esteves.

No final, o presidente do Rio Ave desejou “felicidades” à direção da LPFP e pediu que se acreditasse “no futebol português e nas pessoas”, desvalorizando as críticas que o grupo G15, os emblemas da I Liga sem os três ‘grandes’, foi apontando ao longo da última época.

“Manifestar algum descontentamento é normal, não é contra o trabalho de Pedro Proença e a sua equipa. Quando é uma crítica positiva, com a intenção de chegar ao melhor de todos, não é desacreditar esse trabalho”, afirmou.

Anúncio

Futebol

Portugal faz pleno no Grupo B de qualificação para o Mundial de futebol de praia

Fase final do Mundial2019 realiza-se no Paraguai, entre 21 de novembro e 01 de dezembro

em

Foto: Facebook de Seleções de Portugal

A seleção portuguesa de futebol de praia venceu hoje por 3-1 a França e assegurou o primeiro lugar do Grupo B da qualificação europeia para o Mundial2019, em Moscovo, na Rússia.

Os franceses inauguraram o marcador, por intermédio de Angeletti, mas Belchior empatou a partida ainda no primeiro período, antes de Madjer operar a reviravolta na segunda parte.

No terceiro e último período, o guarda-redes Elinton Andrade dilatou a vantagem e confirmou o pleno de vitórias no Grupo B, no qual Portugal terminou com nove pontos, mais três do que a França. A Moldávia somou dois e a Noruega nenhum.

Na próxima ronda, a equipa comandada por Mário Narciso vai defrontar a Lituânia, num ‘play-off’ agendado para terça-feira, a partir das 15:30 (hora de Lisboa).

Caso vença os lituanos, Portugal garantirá presença na segunda fase de qualificação europeia, ficando sorteado no Grupo 1, juntamente com os vencedores dos jogos Polónia-Alemanha, Itália-Cazaquistão e França-Bielorrússia.

Os dois primeiros classificados de cada grupo qualificam-se diretamente para o Mundial, enquanto os terceiros colocados vão disputar um ‘play-off’ para definir a quinta vaga.

A fase final do Mundial2019 realiza-se no Paraguai, entre 21 de novembro e 01 de dezembro.

Continuar a ler

Futebol

Lateral Abdu Conté reforça Moreirense por quatro épocas

Mercado de Transferências

em

O lateral esquerdo Abdu Conté, de 21 anos, transferiu-se do Sporting para o Moreirense, tendo assinado um contrato válido até junho de 2023, confirmou hoje o emblema da I Liga portuguesa de futebol no seu sítio oficial.

O jogador guineense vai representar a equipa minhota a título definitivo, depois de ter realizado três jogos pelo Sporting na pré-época em curso – derrota com o Rapperswil-Jona (2-1), e empates com Sankt Gallen (2-2) e Club Brugge (2-2).

Formado em Alcochete, o defesa representou, como sénior, as equipas B (2017/18) e sub-23 (2018/19) dos ‘leões’, estando ainda à espera da estreia no principal campeonato português, algo que pode acontecer em Moreira de Cónegos.

Com a contratação de Abdu Conté, o treinador do Moreirense, Vítor Campelos, passou a contar com três laterais esquerdos no plantel – dispõe ainda de Bruno Silva e Djavan.

Continuar a ler

Futebol

Avançado André Pereira no Vitória por empréstimo do FC Porto

Oitavo reforço para 2019/2020

em

Foto: DR / Arquivo

O avançado André Pereira vai cumprir a época 2019/20 no Vitória SC, da I Liga portuguesa de futebol, por empréstimo do FC Porto, anunciou hoje o emblema vimaranense no seu sítio oficial.

Após ter integrado o estágio dos ‘dragões’, que começou em 15 de julho e se estende até quarta-feira, em Lagos, o ponta de lança, de 24 anos, deixou o plantel treinado por Sérgio Conceição e apresentou-se hoje na academia vitoriana.

O jogador realizou, na época passada, 22 jogos oficiais pelos ‘azuis e brancos’ e marcou três golos, um deles precisamente à nova equipa (triunfo dos vimaranenses por 3-2, no Estádio do Dragão).

Formado no FC Porto e no Leixões, o dianteiro passou por Varzim, Sporting de Espinho e Sanjoanense antes de regressar aos ‘dragões’, na época 2016/17, para representar a equipa B, na II Liga.

O futebolista estreou-se pela equipa principal portista em 2017/18, época em que foi posteriormente emprestado ao Vitória de Setúbal, clube no qual apontou quatro golos em 13 partidas.

André Pereira é o oitavo reforço garantido pelos vitorianos para 2019/2020, depois do guarda-redes Jhonatan, dos defesas Lucas Soares e Bondarenko, dos médios Mikel Agu, Pepê e Blati Touré e do avançado João Pedro.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares