Pedro Nuno Santos “muito apreensivo” com resultados eleitorais na Alemanha

Em Valença
Foto: Lusa

 O secretário-geral do PS manifestou-se hoje “muito apreensivo” com o resultado das eleições legislativas na Alemanha, sustentando que “nem a direita nem a extrema-direita vão resolver as angustias dos povos”.

“Fico muito apreensivo pelo que significa [o resultado] para a social-democracia, a família política de que PS faz parte, mas também por este avanço da direita. A preocupação resulta do facto de ter a convicção plena de que nem a direita nem a extrema-direita vão resolver as angustias dos povos”, disse Pedro Nuno Santos em Valença, distrito de Viana do Castelo.

O líder socialista disse estar em causa “projetos políticos divisionistas”, que não têm “grande preocupação com a igualdade, com a coesão social”.

“Estamos num tempo que é perigoso desse ponto de vista – da falta de solidariedade, falta de adesão ao compromisso com a igualdade”, observou.

O socialista vincou defender que o crescimento económico “chegue a toda a gente”, notando que “os projetos políticos que têm ganho na Europa não tem adesão” à mesma ideia.

“Precisamos de sociedades e economias em que o produto do crescimento chegue a toda a gente. Não está a chegar. São centenas de milhares de famílias em Portugal, milhões na Europa, que sentem que a sua vida está a marcar passo”, vincou.

Para Pedro Nuno Santos, “não há democracia que resista se o povo não sentir que o crescimento também é para eles”.

“Neste momento, são milhões de pessoas que sentem que o crescimento não é para si. Quando isto acontece, quem fatura, quem ganha do ponto de vista político-eleitoral são os partidos populistas”, sustentou.

O bloco conservador liderado por Friedrich Merz venceu as eleições legislativas alemãs com 28,6% dos votos, de acordo com dados oficiais, e a Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, consagrou-se a segunda força, com 20,8%.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados