Pedro Fraga, administrador da ‘F3M – Information Systems, S.A.’, foi distinguido, esta quarta-feira, com o título de embaixador empresarial de Braga. A iniciativa, promovida pela InvestBraga, tem por objetivo promover o desenvolvimento da economia local e divulgar as potencialidades do concelho nos mercados externos.
Fundada em 1987, a F3M é uma das maiores empresas de tecnologia nacionais e é a empresa mãe de mais duas companhias portuguesas (Megalentejo e Dot Pro) e da F3M Angola e F3M Moçambique. A empresa é especializada na concepção, desenvolvimento e implementação de softwre à medida para mercados específicos e no fornecimento de soluções TIC, sendo líder nas áreas da economia social e nas ópticas e tendo forte implementação no têxtil e imobiliário.
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a autarquia tem sido um agente capaz de facilitar a afirmação das empresas do concelho, criar condições para atrair novos investimentos, promover as empresas a nível nacional e internacional e valorizar a marca Braga para fixar recursos, atrair visitantes e reforçar a identidade enquanto comunidade.
“Estamos a cumprir bem esta missão e tenho muito orgulho no trabalho desenvolvido pela InvestBraga. Somos, hoje em dia, reconhecidos por essa capacidade pioneira de coser a peças, unir os agentes, afirmar os recursos e ajudar a que os resultados, individuais e no conjunto, sejam potenciados em benefício de toda a região. É um caminho para se concretizar no horizonte de mais de uma década e um esforço que deve estar acima dos ciclos políticos”, afirmou.
Para o autarca, é de sublinhar o crescimento que a F3M prevê para o presente ano no volume de negócios, mais 25%, e nos recursos humanos, cerca de 30%.
“Esta é a realidade que temos encontrado em várias empresas de diversos setores de atividade. Braga está em ebulição económica e está a ser cada vez mais sinalizada como foco de recursos e de empresas de referência. A F3M é ainda um exemplo na forma como trata os seus colaboradores e na interacção com a comunidade, desenvolvendo ações no âmbito da responsabilidade social empresarial”, garantiu, adiantando que exemplos de sucesso de empresas como a F3M, com vários anos de atividade, são essenciais para os jovens que pretendem avançar com os seus próprios projetos inovadores.
Por seu turno, Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, salientou que Braga é uma cidade com ‘excelentes condições para viver, investir e visitar’.
“É assente nestes três factores que podemos ter um modelo diferente de cidade, que cresça em emprego, em exportações e é isso que fará as pessoas felizes. Queremos que a F3M nos ajude a passar esta mensagem para o exterior”, disse, frisando ainda que o facto de 83% dos colaboradores da F3M terem formação superior como uma oportunidade e incentivo para os jovens.
Já Pedro Fraga referiu que é ‘obrigação’ da empresa devolver à comunidade onde está inserido algo do que esta lhe tem proporcionado.
“Devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para divulgar a excelência do que é Braga, a capacidade para captar investimento e a qualidade de vida que o território tem, apelando a que mais investidores e jovens se disponibilizem a vir para o concelho e contribuírem para o seu crescimento”, disse, garantindo igualmente que a InvestBraga tem um papel fundamental, entre outros factores, para promover a marca Braga e potenciar a relação entre universidades, município e empresas.
Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui