Seguir o O MINHO

Desporto

Pedro Afonso, de Viana, conquista primeiro pódio no circuito mundial de Kitesurf

Aos 18 anos

em

Foto: Divulgação

Pedro Afonso, de Viana do Castelo, conquistou o primeiro pódio no circuito mundial de Kitesurf, na Super Session que decorreu na Ilha do Sal, em Cabo Verde.


Pedro Afonso na Super Session na Ilha do Sal. Foto: Divulgação

Super Session na Ilha do Sal. Foto: Divulgação

O atleta passou a meia final (a três) em 1.º lugar, contra Deivid Martinez e Reece Myerscough, e disputou a final contra os seus colegas Kiko Roig (10.º do ranking mundial) e Nicola Abadjiev (12.º do ranking mundial), terminando no terceiro lugar do pódio.

Pódio da Super Session na Ilha do Sal. Foto: Divulgação

Atualmente o Pedro Afonso ocupa o 19.º lugar do ranking mundial com 82 atletas.

Super Session na Ilha do Sal. Foto: Divulgação

Com 18 anos completados há dois dias, Pedro Afonso iniciou-se na competição de Kitesurf em 2018, nas modalidades de ondas/straplessfreestyle.

Aluno do 12.º ano com estatuto de atleta de alto rendimento, treina na Praia do Cabedelo, em Viana.

É atleta federado desde os oito anos pelo Clube de Vela de Viana do Castelo, e desde essa idade está ligado ao mundo da competição desportiva. Iniciou-se na vela pelo Optimist, passou pelo Laser até chegar ao Kitesurf.

Anúncio

Desporto

João Benta chega nos sete primeiros e mantém 4.º lugar na geral da Volta a um dia do final

Volta a Portugal em Bicicleta

em

Foto: Facebook

O ciclista João Benta (Rádio Popular/Boavista), de Esposende, terminou hoje a sétima etapa da Volta a Portugal em sétimo lugar, mantendo o quarto posto na classificação geral.

O ciclista da freguesia de Marinhas contribuiu para vitória da equipa que representa na etapa de hoje, que ligou Loures a Setúbal.

O português António Carvalho (Efapel) venceu hoje, com o português Amaro Antunes (W52-FC Porto) a manter a camisola amarela.

Carvalho gastou 03:40.44 horas para cumprir os 161 quilómetros entre Loures e Setúbal, com o mesmo tempo de Luís Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) e de Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO). Também João Benta conseguiu o mesmo tempo.

Na geral, Amaro Antunes manteve a vantagem de 13 segundos sobre Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), que permanece no segundo lugar da classificação geral, e de 1.13 minutos sobre o espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto), terceiro. João Benta, em 4.º, está a 1.27 minutos de Amaro Antunes.

A Volta a Portugal – Edição Especial termina na segunda-feira, com um contrarrelógio de 17,7 quilómetros em Lisboa.

Continuar a ler

Desporto

Português é campeão do mundo de motonáutica em Fórmula 2

Motonáutica

em

Foto: DR

O português Duarte Benavente sagrou-se hoje campeão do mundo de motonáutica em Fórmula 2, ao vencer a derradeira prova realizada em Vila Velha de Ródão.

Duarte Benavente, que ocupava a ‘pole position’ fez um arranque ‘canhão’, não dando qualquer hipótese ao seu mais direto adversário, o lituano Edgaras Riabko, que ocupava o segundo lugar da grelha da partida.

O piloto português cedo começou a ganhar vantagem em relação ao lituano, que foi incapaz de se aproximar de Benavente que, volta após volta, ia ganhando terreno ao seu mais direto adversário no campeonato do mundo de motonáutica.

Nas primeiras palavras à imprensa, Duarte Benavente dedicou o título de campeão mundial ao presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM), Paulo Ferreira, e à sua família.

“Ele [Paulo Ferreira] foi muito importante no enorme apoio que me deu”, afirmou.

O piloto português, que até hoje era o vice-campeão do mundo da modalidade, realçou as dificuldades sentidas neste campeonato.

“Este ano num campeonato tão difícil tivemos que fazer três corridas em quatro semanas, não se podia cometer nenhum erro”, afirmou.

Benavente adiantou ainda que o título conquistado em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, é o culminar de muito trabalho.

“Os sonhos são sonhos, mas nós temos os nossos objetivos. A realidade é que queremos lutar e queremos competir sempre ao mais alto nível. Temo-lo feito ao longo de muitos anos. Acho que fiz uma corrida com cabeça, mas ao mais alto nível”, concluiu.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM), Paulo Ferreira, visivelmente emocionado, disse que este resultado é o culminar do trabalho realizado ao longo dos últimos dois anos.

“Já cá está [o título mundial]. Conseguimos, foi muito trabalho. Foram dois anos aqui a lutar. Mais uma vez o Duarte [Benavente] a provar que é um dos melhores pilotos do mundo”, afirmou.

Este responsável sublinhou que a partir de agora, nada vai ser como dantes na motonáutica.

“Espero bem que este título traga ainda mais gente para a modalidade. Agora temos de celebrar. Trabalhei muito para termos este título. É a primeira vez que temos um campeão do mundo [nas classes rainhas] em Portugal. Hoje é um dia muito especial para a motonáutica”, concluiu.

Classificação do Grande Prémio de Portugal II:

1. Duarte Benavente, Por, 20 pontos

2. Edgaras Riabko, Lit, 15 pontos (a 26,609 segundos)

3. Owen Jelf, GB, 12 pontos (a 29,201)

4. Sami Selio, EAU, 9 (a 30,433)

5. Giacomo Sacchi, Mon, 7 (a 40,400)

6. Johan Osterberg, Sue, 5 (a uma volta)

7. Hector Sanz, Esp, 4 (a uma volta)

8. Colin Jelf, GB, 3 (a uma volta)

9. Bimba Sjoholm, Sue, 2 (a 12 voltas).

Classificação final do campeonato do mundo de Fórmula 2

1. Duarte Benavente, Por, 55 pontos

2. Edgaras Riabko, Lit, 42

3. Owen Jelf, GB, 34

4. Giacomo Sacchi, Mon, 19

5. Sami Selio, EAU, 18

6. Johan Osterberg, Sue, 16

7. Uvis Slakteris, Let, 12

8. Colin Jelf, GB, 8

9. Hector Sanz, Esp, 8

10. Nikita Lijcs, Let, 7

11. Bimba Sjoholm, Sue, 7

Continuar a ler

Futebol

Bracarense Diogo Dalot cedido ao AC Milan

Mercado de transferências

em

Foto: AC Milan / Twitter

O defesa Diogo Dalot vai atuar esta época na Liga italiana de futebol ao serviço do AC Milan, confirmou este domingo o clube italiano, que garantiu o empréstimo do internacional sub-20 português junto do Manchester United.

Diogo Dalot vai usar a camisola número cinco nos ‘rossoneri’, informou o emblema de Milão no sítio oficial da Internet, num curto comunicado em que não são adiantados mais detalhes sobre este acordo de empréstimo.

Nascido em Celeirós, Braga, em 1999, Diogo Dalot foi formado nas escolas do F. C. Porto, tendo atuado pela primeira vez na equipa principal dos ‘dragões’ em 2017, ano em que se sagrou campeão nacional, sendo transferido na temporada seguinte para o Manchester United (35 jogos, um golo).

Continuar a ler

Populares