Seguir o O MINHO

Alto Minho

Pediatra de Viana do Castelo lança aplicação para telemóvel para pais

em

Hugo Rodrigues, pediatra de Viana do Castelo, lançou uma aplicação para telemóvel destinada aos pais. A app, que já se encontra disponível para download em versão portuguesa, brasileira e inglesa, foi criada com o principal objetivo de ajudar os pais naqueles momentos em que os seus filhos estão doentes, tal como explica o criador, no seu Blog Pediatria para Todos.

“É algo inovador, que as pessoas não estão habituadas a utilizar, mas que tem como principal objetivo servir de auxílio rápido quando a ajuda mais é precisa: nos momentos de doenças das crianças”, refere o pediatra, acrescentando que o serviço não “pretende substituir uma observação médica, mas acredito que evite algumas idas desnecessárias aos serviços de saúde, com todo o risco que essas visitas acarretam em termos de contágio e tempos de espera”.

Com a chegada do inverno, a percentagem de crianças doentes sobe significativamente. E o aumento das doenças, anda, quase sempre, de mão dada com as dúvidas dos pais.

“As dúvidas ‘Será que é grave?’ ou ‘Será melhor ir ao médico?’ são das mais frequentes e, por esse motivo, é fundamental esclarecer alguns pontos importantes. É precisamente a pensar nisso que foi criada a App “Pediatria para todos””, afirmou Hugo Rodrigues.

Doenças e sintomas mais comuns (quais os sintomas, o que se deve fazer, quando se deve procurar ajuda médica), os medicamentos pediátricos (nomes comerciais, doses e informações importantes), a calculadora da dose a administrar de cada medicamento, em função do peso da criança e da concentração de cada xarope e os sites e telefones úteis nestas situações são as informações que poderá obter com a instalação da App “Pediatria para todos”.

Hugo Rodrigues inclui na sua carreira a docência na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto e na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. Para além do Blog Pediatria Para Todos e da aplicação em questão, é autor do livro Pediatria Para Todos, à venda nas livrarias e supermercados.

A aplicação encontra-se disponível para telemóveis com o sistema operativo Android e tem um custo de 2,99 euros.

Veja na loja Google Play clicando aqui.

EM FOCO

Populares