Peça encenada por António Capelo abre festival de Viana do Castelo em novembro

Cultura
Peça encenada por antónio capelo abre festival de viana do castelo em novembro

A peça “Falar verdade a mentir”, de Almeida Garrett, pelo Teatro do Noroeste-CDV, com encenação de António Capelo, vai estrear-se na abertura do Festival de Teatro de Viana do Castelo, no dia 10 de novembro, foi hoje divulgado.

Segundo o diretor artístico da companhia de Viana do Castelo, Ricardo Simões, trata-se da primeira colaboração entre o Teatro do Noroeste-CDV e o ator e diretor da Academia Contemporânea do Espetáculo do Porto.

Ricardo Simões, que falava hoje aos jornalistas à margem da apresentação, pela Câmara de Viana do Castelo, da programação cultural para os meses de setembro e outubro, adiantou que os ensaios da nova criação artística do Teatro do Noroeste-CDV começam na quinta-feira.

A peça vai ser interpretado pelos atores Alexandre Martins, Alexandre Calçada, Tiago Fernandes, Ana Perfeito, Elisabete Pinto e José Escaleira, com luz de Rui Gonçalves, cenografia de Cátia Barros, figurinos de Cláudia Ribeiro e música de José Prata.

“Vai ser a grande aposta do Teatro do Noroeste-CDV para o final do ano e vai estrear-se, no dia 10 de novembro, na abertura do festival de Viana do Castelo, com encenação do grande professor e mestre António Capelo”, reforçou Ricardo Simões, que remeteu para 09 de outubro a apresentação do programa daquele evento.

Já de 25 a 27 deste mês, o Teatro do Noroeste – CDV promove, no Teatro Sá de Miranda, o Festival Transfronteiriço de Teatro Amador PLATTA.

O Teatro de Balugas irá abrir a terceira edição do evento, com o espetáculo “A Furgoneta”, texto vencedor da primeira edição da Bolsa TEIA de Criação Teatro Amador 2020.

O espetáculo está marcado para dia 25, às 21:30, na sala principal do Teatro Sá de Miranda.

O texto e direção artística é de Cândido Sobreiro, sonoplastia e iluminação, de Matilde Esteves, Sérgio Gonçalves e Tiago Martins, cenografia, de Aurélio Magalhães, Cristiana Faria e Nuno Sobreiro, e, a interpretação, de André Sobreiro, Cândido Sobreiro, Cristiano Esteves, Diana Gonçalves e Laurentina Silva.

No dia 26, às 21:30, é a vez do espetáculo “Coa Mirada nas súas mans”, da companhia Lohengrin Teatro, de Vigo, em Espanha.

Com encenação de Pablo Iriarte e interpretação de Noa Iriarte, Lara Álvarez, Sofía Rodal e Alex Mafé, trata-se de um espetáculo “do Teatro Cego, técnica que nasceu na Argentina há 28 anos, mas que agora abre caminho, numa altura em que a sociedade da imagem está, paradoxalmente, mais desenvolvida”.

A terceira edição do estival transfronteiriço de Teatro Amador termina no dia 27.

Às 16:00 serão apresentadas as duas leituras encenadas do texto “Reencontro”, de Rosa E. Gantes, vencedor do II Prémio PLATTA de Teatro Breve, pelos elementos do Teatro de Balugas e de Lohengrin Teatro.

A leitura em galego será feita por atores portugueses e dirigida por Doro Piñeiro Alonso, da Galiza.

Já a leitura em português, por atores galegos, será dirigida pelo português José Escaleira.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Galiza e alto minho voltam a unir-se contra o lítio. Protesto marcado em cerveira

Galiza e Alto Minho voltam a unir-se contra o lítio. Protesto marcado em Cerveira

Próximo Artigo
Marcada para 6ª feira reunião em viana do castelo para discutir abate de árvores

Marcada para 6ª feira reunião em Viana do Castelo para discutir abate de árvores

Artigos Relacionados