Seguir o O MINHO

Ave

PCP questiona governo sobre fecho da CooperBasto que deixou agricultores sem apoio

em

O Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República questionou o Governo sobre a Cooperativa Agrícola de Celorico de Basto, que acaba de encerrar, deixando 19 profissionais sem trabalho.

Em requerimento, a deputada Carla Cruz, eleita por Braga diz que, “ao longo do tempo o Ministério da Agricultura tem desenvolvido políticas de esvaziamento das suas responsabilidades empurrando-as para as estruturas associativas dos agricultores, não dotando estas estruturas dos meios necessários para assegurar essas mesmas responsabilidades”.

“Quando estas estruturas encerram, os apoios aos agricultores, nos planos técnico, comunitário e outros já não voltam a ser assegurados por estruturas do Ministério deixando os agricultores em posição de maior fragilidade”, argumenta.

Neste enquadramento, ”entende o Grupo Parlamentar do PCP ser necessário obter esclarecimentos por parte do Governo sobre esta matéria, tendo por isso endereçado ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e ao Ministério do trabalho, Solidariedade e Segurança Social, perguntas sobre a situação de encerramento da CooperBasto”.

Carla Cruz pergunta, também, “que garantias dá o Governo de que os agricultores não vão ser prejudicados e como vai o Ministério garantir os serviços de extensão rural em Celorico de Basto?”

Quer, ainda, saber “que medidas” vão ser tomadas para dar continuidade ao trabalho da equipa de sapadores florestais que funcionava na cooperativa.

A parlamentar pede, ainda, que lhe sejam enviados os valores envolvidos em candidaturas da CooperBasto a fundos comunitários, nos últimos cinco anos e quais os projetos efetivamente desenvolvidos.

Populares