PCP propõe reforço de 25% do orçamento para SNS em 2020

Covid-19
Pcp propõe reforço de 25% do orçamento para sns em 2020
Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O PCP propôs hoje um reforço de 25% em 2020 no Serviço Nacional de Saúde, 2.500 milhões de euros, para dar resposta à covid-19, recuperar os atrasos noutros serviços de saúde causados pela epidemia e investir.

A proposta foi feita, em conferência de imprensa, por Jorge Pires, da comissão política do PCP, que admitiu ter a expectativa de PS “e outros partidos” virem a aceitar este plano de emergência dos comunistas, quando as propostas vierem a ser debatidas no parlamento, nos próximos meses.

Para “acabar com o subfinanciamento crónico a que foi sujeito por sucessivos governos”, disse, os comunistas defendem que sejam “reforçadas as transferências de verbas do Orçamento do Estado para o SNS, no mínimo e no imediato, 25% do orçamento do SNS”, ou seja, cerca de 2.500 milhões de euros.

Com esta verba, e tendo em conta que “os meses de março, abril e maio foram dedicados apenas à covid-19”, é preciso agora “dotar os serviços de saúde dos montantes necessários à prestação de cuidados e de investimento, bem como a autonomia das unidades de saúde”, justificou, numa conferência de imprensa por videoconferência, a partir da sede nacional do PCP, em Lisboa.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Bombeiros de amares pedem ajuda para obter equipamento de proteção

Bombeiros de Amares pedem ajuda para obter equipamento de proteção

Próximo Artigo
Pandemia vai custar cinco milhões de euros ao município de famalicão

Pandemia vai custar cinco milhões de euros ao município de Famalicão

Artigos Relacionados