O PCP de Braga exigiu, hoje, a construção nova ala de cirurgia no Hospital de Braga, a criação novo passe inter-regional e intermodal, a construção da ligação ferroviária direta entre Braga e Guimarães, a construção integral da Variante do Cávado e as requalificações da Estrada Nacional (EN) 101 e da EN103 e cruzamento com EN304.
Em conferência de imprensa para divulgar algumas das propostas com incidência direta no concelho de Braga que o seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República apresentou no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado (OE) para 2025, Vítor Rodrigues, vereador da Câmara de Braga, e João Batista, membro da Assembleia Municipal e da Assembleia da CIM Cávado, reiteraram a denúncia que o PCP tem feito relativamente aos principais aspetos da proposta de OE.
Os dois militantes afirmaram que a proposta de Orçamento “não resolve os problemas de quem trabalha, serve os lucros e para tapar os buracos da banca privada, para distribuir aos grupos económicos milhões de euros em Parcerias Público Privadas, dar milhões de euros de benefícios fiscais, para transferir metade do orçamento do SNS para os grupos económicos que fazem da doença negócio”.
E lamentaram: “É uma proposta que agrava as Injustiça e desigualdades”.
A par com esta denúncia, – disseram – “o PCP continuará a intervir para afirmar propostas que correspondam aos interesses das populações e para afirmar a política alternativa que o país precisa.
Vítor Rodrigues e João Baptista alertaram para a habitual falta de coerência de PSD, CDS e PS, que no plano local dizem defender estes investimentos, mas depois na Assembleia da República rejeitam as propostas apresentadas pelo PCP.
Requalificação da EN 103 entre Vieira do Minho e Gerês
Entretanto, divulgaram uma proposta apresentada pelos deputados, Paula Santos, António Filipe, e Alfredo Maia, pedindo que “durante o ano de 2025 sejam elaborados os estudos necessários para a construção de uma variante à EN103 entre Braga e o cruzamento com a EN 304 para a vila do Gerês e albufeira da barragem da Caniçada, incluindo a ligação desta (EN103) à Vila de Vieira do Minho.
Justificando a proposta, os parlamentares sublinham que, “a EN103 é um eixo estruturante para os concelhos a nordeste de Braga. No entanto, os indicadores espelham que os limites da sua capacidade funcional foram ultrapassados, registando índices de sinistralidade muito elevados a que correspondem graves custos económicos e sociais. O mesmo se aplica à EN304 que apresenta métricas semelhantes”.
E alertam: “Esta saturação tem tendência a agravar-se tendo em conta os investimentos em empreendimentos turísticos projetados para a região. A crescente afirmação como destino turístico de referência com elevada procura na época estival e que se tem alargado aos meses frios, até agora considerados de baixa afluência, amplia o nível de risco de sinistralidade quando juntamos ao transito intenso as más condições das vias e condições climatéricas adversas”.
Concluem dizendo que, “a única solução que se antevê para esta situação é o melhoramento das condições das vias existentes de modo que o acesso das populações a serviços essenciais não seja vedado e que não constitua um fator limitador do desenvolvimento das atividades económicas com maior preponderância na região”.