O espaço da Organização Regional de Braga do Partido Comunista Português (PCP), no segundo dia da Festa do Avante, em 07 de agosto, vai receber um debate sobre mobilidade.
De acordo com a organização distrital, esta escolha deve-se à “grande importância” que o tema “tem junto da população deste distrito”.
“Questões como a aposta dos transportes públicos, a expansão da rede ferroviária, o preço do passe ou o custo social da limitação da mobilidade por questões económicas merecem ser discutidas”, refere
No debate promovido pela DOR Braga do PCP na Festa do Avante! participarão Alexandre Leite, da DOR Braga do PCP, Vítor Rodrigues, vereador da Câmara de Braga, Mariana Silva, da Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes, e Francisco Asseiceiro, da Comissão para os Assuntos Económicos junto do Comité Central do PCP.
Outros debates, exposições, momentos culturais, apresentação de livros, integram também o vasto programa que pode ser consultado na íntegra aqui.
A “maior iniciativa política e cultural” que se realiza no nosso país, a Festa do Avante!, é uma “obra coletiva alicerçada e edificada pelos valores da generosidade, do empenhamento militante, da solidariedade e convívio fraterno em que o trabalho e a arte brotam como fonte de realização humana”, como refere o partido. Decorrerá nos dias 06, 07 e 08 de Setembro, no Seixal, distrito de Setúbal.
Esposende será o tema principal do espaço da Organização Regional de Braga na Festa! deste ano.
“Toda a decoração terá como inspiração o mar e as artes da pesca deste concelho. Elementos como o farol ou os moinhos da Apúlia embelezarão o espaço regional do distrito. Com a intervenção dedicada do Partido Comunista Português, no passado como no presente, os direitos e lutas dos pescadores têm uma voz permanente, sendo a reivindicação da construção da barra de Esposende e a defesa do Parque Natural do Litoral Norte, dois exemplos da intervenção do PCP”, notam os comunistas, em comunicado enviado a O MINHO.
O espaço da Organização Regional de Braga do PCP terá uma zona de restaurante onde será servido Bacalhau à Braga, Arroz de Pato e Massa à Lavrador e uma zona de petiscos, o “Tasco”, onde se poderão apreciar uns típicos pratinhos de rojões, bifanas à minhota, pratos de salpicão com pão e azeitonas, pataniscas, caldo verde e sopa de legumes.
Não faltarão ainda os vinhos verdes de adegas cooperativas da região. Quem quiser finalizar a refeição com um doce tem à disposição Clarinhas de Fão, Charutos, Queijadinhas, Barcas do Cávado, Casadinhos, entre outros doces característicos desta região no espaço da doçaria.
Uma das múltiplas dimensões da Festa do Avante! é a promoção do artesanato local e por isso, como já vem sendo habitual, a Organização Regional de Braga apresentará peças de diversos artesãos da região, dos trabalhos em palha, passando pelos brinquedos de madeira às peças exclusivas da olaria de Barcelos.
Nesta edição, a distrital de Braga apresenta peças certificadas dos oleiros irmãos Mistério, Irmãos Baraça, Conceição Sapateiro, Julia Cota, Manuel Macedo, António Ramalho, João Ferreira, Eduardo e Jesus Pias, Laurinda Pias, Carlos Dias, Irene Salgueiro e mais novidades de artesãos emergentes.