O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, vincou este sábado a vontade de vencer o FC Porto, no domingo, na 25ª jornada da I Liga de futebol, e inverter a tendência de perder em casa com os ‘dragões’.
Na conferencia de imprensa de antevisão ao jogo, o técnico – que disse esperar “um bom espetáculo entre duas equipas ofensivas, que gostam de ter a iniciativa e controlar o jogo com bola” – garantiu um Sporting de Braga “super motivado” a querer “inverter a tendência” dos “últimos cinco anos, em que sofreu cinco derrotas com o FC Porto em casa”.
Paulo Fonseca não quis avaliar se o FC Porto está mais forte desde a chegada do treinador José Peseiro, mas disse esperar um adversário “ambicioso, forte e motivado” a tentar aproveitar o dérbi lisboeta de sábado entre Sporting e Benfica.
Os minhotos, quartos classificados, estão a 11 pontos de distância dos portistas, terceiros, e o seu técnico considera ser tarefa quase impossível atingir a terceira posição.
“Temos que ser realistas, faltam 10 jornadas, com esta diferença pontual é muito difícil chegar mais acima, ainda por cima quando estamos envolvidos nas outras competições todas. Mesmo não estando, já era difícil, assim é dificílimo. Não diria impossível, porque matematicamente é possível, mas é muito difícil”, reforçou.
O Braga jogou na quarta-feira em Vila do Conde, com o Rio Ave, jogo que lhe garantiu o acesso à final da Taça de Portugal e, na próxima semana, defronta o Fenerbahçe, na Turquia, em partida da Liga Europa.
Instado sobre se vai poupar jogadores em função desse esforço, o treinador defendeu que não há titulares no Braga.
“Quem são os titulares do Braga? Face ao que tem sido o nosso trajeto e à utilização de todos os jogadores não consigo fazer esse exercício e acho que vocês [jornalistas] também não”, disse.
O Sporting de Braga é a única equipa portuguesa envolvida em quatro competições e Paulo Fonseca admitiu que “não será fácil” fazer essa gestão com sucesso até ao final da época.
“Acabamos por não ter a estabilidade desejada, apesar dos bons resultados que temos tido. Os treinadores percebem o que estou a dizer. Há um treinador que está em primeiro lugar que assume que para ser campeão é preciso estar focado apenas numa competição, acho que isto é perfeitamente entendível. O nosso grande objetivo é o próximo jogo e é isso que vamos fazer independentemente da competição”, disse.
Josué está fora do jogo de domingo por estar emprestado pelo FC Porto, regra que não se aplica na Taça de Portugal, pelo que o médio poderá defrontar os ‘dragões’ no Jamor, situação que Paulo Fonseca disse estar certo que será corrigida na próxima época.
Sporting de Braga, quarto classificado, com 44 pontos, e FC Porto, terceiro, com 55, defrontam-se às 20:30 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Carlos Xistra, da Associação de Futebol de Castelo Branco.
Djavan de regresso e Rui Fonte de fora
O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, convocou Djavan mas não pode contar com Rui Fonte, lesionado.
Segundo o clube minhoto, o avançado emprestado pelo Benfica não integrou o treino de sábado por se encontrar a “debelar uma fratura de stress num membro inferior”.
O lateral esquerdo Djavan está de volta às opções, depois de ter cumprido castigo, mas Paulo Fonseca não vai poder contar com Ringstad e Crislan, que continuam a recuperar de lesões, e Filipe Augusto, castigado.
O técnico dispensou ainda da lista de convocados o defesa central Arghus e o avançado Fortes, da equipa B.
Sporting de Braga, quarto classificado, com 44 pontos, e FC Porto, terceiro, com 55, defrontam-se às 20:30 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Carlos Xistra, da Associação de Futebol de Castelo Branco.
A lista dos 19 convocados:
– Guarda-redes: Matheus e Marafona.
– Defesas: Baiano, Marcelo Goiano, Boly, Ricardo Ferreira, André Pinto, Djavan.
– Médios: Alef, Mauro, Vukcevic, Luiz Carlos, Alan.
– Avançados: Aarón, Pedro Santos, Rafa, Hassan, Stojiljkovic, Wilson Eduardo.
Fique a par das Últimas Notícias. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui