Seguir o O MINHO

Região

Patrões e empresa condenados por morte de trabalhador em Amares

em

Local onde aconteceu o acidente de trabalho

Um empresa, e os respetivos patrões, foram condenados a três anos de prisão, com pena suspensa, pela morte por eletrocussão de um trabalhador que montava a iluminação na festa Senhora das Neves em Amares.

A empresa terá que ainda pagar uma multa de 144 mil euros. O tribunal entendeu que foi cometido o crime de “violação de regras de segurança”.

Recorde-se que o caso remonta a julho de 2014 durante a montagem da iluminação e decoração para as festividades da Senhora das Neves.

O trabalhador, Arménio Teixeira de 38 anos e natural de Braga, agarrou sem luvas com ambas as mãos as pontas dos cabos de alimentação de um gerador. Este acabou por ser eletrocutado, acabando por morrer.

No acórdão lê-se que a empresa, que  contratou a vítima, “não forneceu qualquer formação profissional para a execução daquelas funções”, acrescentando ainda que “os arguidos deveriam ter diligenciado equipamento de proteção adequado”, nomeadamente luvas.

O tribunal considerou que os arguidos “omitiram o dever de cuidado adequado a evitar o evento produzido, que podiam e deveriam ter previsto, e que segundo as circunstâncias do caso em apreço eram capazes de prever, e manifestaram falta de consideração pelas normas legais relativas à saúde e segurança do trabalhador”.

Os arguidos tentaram provar que a morte se deveu a negligência da vítima e que esta tinha sido penas contactada para prestar aquele serviço pontual, negando qualquer vínculo.

“Pessoa alguma agarra ambos os cabos de um gerador com as mãos desprotegidas, da mesma forma que pessoa alguma coloca os seus dedos numa tomada de eletricidade”, defenderam.

No recurso, os arguidos contestaram ainda o valor que a empresa foi condenada a pagar, sublinhando que ele se traduz numa “autêntica pena de interdição de exercício de atividade, cumulada com declaração de insolvência”.

Anúncio

Guimarães

Mais três feridos em rixa entre vizinhos em Guimarães

Em Costa

em

Foto: DR / Arquivo

Mais três pessoas ficaram com ferimentos, esta manhã, na sequência de agressões entre vizinhos, na freguesia de Costa, concelho de Guimarães, depois de duas mulheres terem sido transportadas para o hospital na tarde de ontem.

De acordo com o Guimarães Digital, desta vez foram dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, a sofrerem ferimentos, depois de nova disputa entre vizinhos que passou ao plano físico.

As agressões de ontem e as de hoje ocorreram no mesmo complexo habitacional daquela freguesia.

As vítimas foram todas transportadas para o Hospital de Guimarães, pelos bombeiros locais, com ferimentos considerados ligeiros.

Continuar a ler

Braga

Dream Music Fest traz Calum Scott, Gavin James e Carolina Deslandes a Braga

Altice Forum Braga

em

Foto: Divulgação

Uma “chuva de estrelas” vai fazer brilhar a noite de Braga, no próximo dia 14 de dezembro. Neste dia realiza-se a 1.ª edição do Dream Music Fest, que vai juntar três grandes nomes da música nacional e internacional. Calum Scott e Gavin James vão atuar no Pavilhão do Altice Forum Braga e a eles junta-se a voz doce e inconfundível de Carolina Deslandes.

Com este espetáculo, o Altice Forum Braga assume-se cada vez mais como um dos maiores palcos portugueses para a realização de grandes concertos e espetáculos, com dimensão internacional. Os interessados em adquirir os bilhetes para este espetáculo poderão fazê-lo nas bilheteiras do Altice Forum Braga ou através da Ticketline.

Ainda no campo dos espetáculos, a agenda fica também marcada, já este fim de semana, pela realização do “You Love Dance – Braga Dance Festival”. Trata-se de um festival internacional que tem como objetivo descobrir, divulgar e apoiar jovens talentos na área da Dança e que irá ter lugar no Grande Auditório do Altice Forum Braga nos dias 7 e 8 de dezembro. Vocacionado para jovens bailarinos entre os 6 e os 23 anos de idade, o You Love Dance quer assumir-se como uma plataforma ativa no desenvolvimento artístico e pedagógico dos jovens bailarinos. Mais informações disponíveis aqui.

Destaque também para um evento diferente: A Augusta’19 – Convenção Internacional do Jogo. Trata-se de uma iniciativa que terá lugar no Centro de Congressos do Altice Forum Braga, entre os dias 13 e 15 de dezembro, e que é promovida Associação Cidade Curiosa e pela Câmara Municipal de Braga.

Neste evento estarão disponíveis centenas de Jogos, Formações, Workshops, Debates, Roll-play, Torneios, Demos, Protótipos, Stream’s e, sobretudo, muito convívio e diversão. O objetivo é mostrar o Jogo em toda a sua plenitude e vertentes: Lúdica, educativa, cultural, social, inclusiva, empreendedora e criativa. De participação gratuita, os interessados poderão obter mais informações sobre esta convenção aqui.

Os fãs de Stand Up Comedy não devem faltar ao espetáculo de Beatriz Gosta “Quem acredita vai”. Marcado para dia 13 de dezembro, no Grande Auditório do Altice Forum Braga, este espetáculo tem como personagem principal a Beatriz Gosta, uma personagem de ficção, que desde 2015 dá vida a um vídeo blog quinzenal e que chega agora ao palco em formato de Stand Up. Trata-se de uma mulher de 36 anos, aventureira e dona do seu nariz, que conta histórias sem filtro, tabus moralistas ou falsos pudores e que vai dando dicas úteis para causar sensação nesta vida mundana. Os interessados em assistir a este espetáculo poderão adquirir os seus bilhetes nas bilheteiras do Altice Forum Braga ou através da TicketLine.

Continuar a ler

Famalicão

Famalicão Extreme Gaming com mais de 2 mil visitantes no primeiro dia

Festival de vídeojogos, gaming, eSports e tecnologia tem nos dias de sábado e domingo finais de competições

em

Foto: Divulgação / CM Famalicão

O FEG’19-Famalicão Extreme Gaming recebeu mais de dois mil visitantes no primeiro dia do evento que decorre atédomingo no Lago Discount e Ribeirão, Vila Nova de Famalicão.

O FEG’19 abriu portas esta sexta-feira, com milhares de alunos de diversas escolas do concelho de Famalicão, que no espaço tiveram contacto com influenciadores e participaram nas inúmeras atividades paralelas ao evento, workshop’s, toneios de videojogos, atividades desportivas, visitaram expositores e o Champimóvel, veículo da Fundação Champalimaud que também está nesta edição com exposição itinerante e interativa.

Mário Passos, vereador do desporto do municipio de Famalicão, esteve na abertura do FEG, e apontou a qualidade do evento, o maior do género realizado no norte do país.

“A notoriedade que a iniciativa traz, com um patamar de excelência, permite-nos ir de encontro a uma franja dos jovens que convivem cada vez mais com as novas tecnologias, a realidade virtual e com este setor de atividade que está em amplo crescimento. Para nós município é importante captar este tipo de iniciativas para Famalicão, acompanhado as novas tendências, de um desporto que está em crescimento, e exemplo disso é a profissionalização já existente e crescente nos videojogos”.

O Famalicão Extreme Gaming vai ter este sábado e domingo competições profissionais, com finais dos torneios de eSports promovidos pela Federação Portuguesa de Futebol de FIFA2020 e PES.

“As competições e o nível competitivo que aqui vamos ter ao longo dos três dias dão dimensão ao Famalicão Extreme Gaming, como talvez não tenhamostido nas duas primeiras edições” começou por referir Mariana Machado da organização.

“Conseguimos reunir aquinão só os melhores jogadores e as principais competições nacionais mas trouxemos para esta ediçãoinfluenciadores e o cosplay, que atraem muitos jovens e são imagem de marca destes eventos. Acima de tudoacrescentamos qualidade a um evento que está a crescer e que se vai afirmando entre os melhores realizados em Portugal” referiu.

No espaço, dividido em três pavilhões, há diversas áreas de gaming, experimentação, expositores e espaços lúdicos, como a zona criada pelo Exército Português, que no espaço propõe um conjunto de atividades.

”O Exército está ondeestão os jovens e a nossa proposta aqui é para que eles experimentem em realidade virtual uma viatura decombate, que depois temos também aqui de forma real, para criar-lhes a atratividade necessária para o projeto do Exército Português”, disse o Major General Rui Lopes, diretor de Recursos Humanos, que acompanhou a cerimónia de inauguração.

As atividades vão prosseguir este sábado e domingo, com a expectativa de que mais cinco mil visitantes passam pelo espaço.

Continuar a ler

Populares