O processo de escolha dos candidatos do Partido Social Democrata, no distrito de Viana do Castelo, nas próximas eleições autárquicas estará concluído no final do primeiro trimestre. O anúncio foi feito na sexta-feira pelo próprio presidente do partido, Pedro Passos Coelho, na vista que fez ao distrito, deixando também em aberto eventuais coligações com o CDS.
“Temos um calendário nacional aprovado pelo conselho nacional. A estratégia autárquica prevê que, até ao final do primeiro trimestre deste ano, as candidaturas estejam decididas mesmo que não tenham sido formalmente apresentados”, afirmou Pedro Passos Coelho, citado num comunicado enviado pelo PSD Alto Minho às redações.
“Há processos mais adiantados que outros”, como por exemplo no concelho de Arcos de Valdevez, onde a comissão política local decidiu, na sexta-feira, por unanimidade, propor a recandidatura de João Manuel Esteves, faltando agora concluir apenas o processo formal até ser oficializada.
“Falta ouvir o plenário de militantes, formalizar essa proposta junto da comissão política distrital, que irá fazer a sua aprovação. Só depois disso é que a proposta será remetida para os órgãos nacional onde a comissão política nacional a validará”, referiu Pedro Passos Coelho.
Sobre eventuais coligações com o CDS, nomeadamente em Viana do Castelo, Pedro Passos Coelho afirmou não poder “responder em concreto”, deixando, no entanto, a porta aberta: “Julgo que sim que poderá vir a acontecer, mas não quero antecipar-me a um processo negocial que tem que ser conduzido não por mim. Devo respeitar os passos que quem de direito deverá dar nesse sentido”.
O ex-Primeiro-Ministro esteve no distrito de Viana do Castelo na passada sexta-feira, 06 de janeiro, tendo visitado Ponte da Barca, doze anos depois da última vez que um líder nacional do PSD visitou aquele concelho, antes de participar num jantar que juntou os sociais democratas do distrito em Arcos de Valdevez.
Dos dez concelhos que compõe o distrito de Viana do Castelo, para além de Arcos de Valdevez e Valença, onde o partido é poder, Carlos Morais Vieira afirmou em entrevista ao jornal AltoMinho da semana passada depositar particular confiança na conquista das câmaras de Monção, Caminha e Ponte da Barca.
Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui