Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Passa a ser proibido caçar lobos na Galiza (e em toda a Espanha) a partir de amanhã

Biodiversidade

em

Foto: Carlos Pontes

É já a partir desta quarta-feira, dia 22 de setembro, que entra em vigor a lei que proíbe a caça ao lobo-ibérico em território espanhol a norte do rio Douro, acompanhando assim o que já estava legislado no resto do país, anunciou o Ministério da Transição Ecológica espanhol.

Em comunicado, a ministra Teresa Rodriguez confirma a implementação da lei “já amanhã”, que já havia sido acordada em fevereiro, após votação renhida que contou com representantes de todas as comunidades autónomas abrangidas.

O lobo-ibérico passa assim a fazer parte da Lista de Espécies Assilvestradas em Proteção Especial em todo o território espanhol, estando proibida a sua caça, salvo exceções.

Na região da Galiza, Astúrias, Castela e Leão, ainda se realizavam batidas ao lobo apoiadas pelo Governo, de forma a controlar o número existente na região.

Agora, para matar um lobo-ibérico, é necessário justificar o porquê de o fazer e o motivo de outras formas de controlar a espécie não terem resultado.

Outra das exceções acontece quando existirem provas contundentes de um severo ataque às propriedades de agricultores e produtores de gado.

Os governos autónomos das regiões afetadas, incluíndo a Galiza, já disseram que vão recorrer desta mudança através da via judicial.

Populares