Seguir o O MINHO

Alto Minho

Parque Peneda Gerês inicia campanha nacional de reflorestação de áreas ardidas

em

Foto: DR/Arquivo

A freguesia de Cabreiro, no Parque Nacional da Peneda Gerês, será alvo, no sábado, da primeira ação de uma campanha nacional de reflorestação lançada pela Federação Nacional das Associações Juvenis, em parceria com a Quercus, divulgou esta terça-feira a organização.

“Temos entre 120 a 130 jovens de associações de todo o país que vão participar na plantação de mais de oito mil árvores numa área com oito mil hectares na freguesia de Cabreiro, concelho de Arcos de Valdevez, uma zonas afetadas pelos incêndios de 2017”, afirmou hoje à agência Lusa a vice-presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), Cátia Camisão.

Em causa está a campanha “1000 Árvores – Uma Árvore por Associação”, lançada, este ano, pela FNAJ que pretende “juntar” os jovens das mil associações juvenis de todo o país, suas filiadas, “na defesa da preservação ambiental, promovendo uma verdadeira sensibilização, consciencialização e responsabilização para as questões ambientais”.

A primeira ação, que vai decorrer no sábado, entre as 10:00 e as 16:00, na aldeia de Cabreiro, no concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo, resulta de uma parceria com a associação ambientalista Quercus.

“A FNAJ associa-se à Quercus, que tem o conhecimento e a experiência neste tipo de ações, e vai participar na plantação de árvores autóctones em Cabreiro. Será a primeira iniciativa do nosso projeto que terá continuidade no centro e sul do país”, disse a responsável.

A FNAJ elegeu o “Ambiente e a Sustentabilidade” como tema para 2018, visando “a promoção de um conjunto diversificado de ações de plantação e manutenção de espaços florestais, bem como de ideias, atitudes e comportamentos ecologicamente sustentáveis, junto da população jovem”.

“O número de inscrições superou as nossas expectativas. Vamos ter em Cabreiro jovens de associações juvenis representativas de todo o país”, disse.

A iniciativa daquele movimento associativo juvenil, que representa cerca de meio milhão de jovens, vai contar com a presença, cerca das 14:00, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, dos diretores do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, da Movijovem, entre outros.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Viana do Castelo

Viana vai receber estágios de equipas de futebol de todo o mundo no Estádio Manuela Machado

Autarquia assinou protocolo com a CA Tourism & Events Limited.

em

Foto: Divulgação

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou esta segunda-feira um protocolo de desenvolvimento de turismo desportivo no concelho vianense que visa trazer equipas de futebol de todo o mundo à cidade, para realização de estágios no Estádio Municipal Manuela Machado.

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

Segundo explica a autarquia numa nota partilha no seu site, o documento, assinado entre o autarca José Maria Costa e o representante da CA Tourism & Events Limited, com sede em Inglaterra, tem como objetivo o desenvolvimento turístico desportivo do concelho de Viana do Castelo e a cooperação entre as partes no âmbito específico do apoio logístico, vigorando pelo período de um ano, renovado automaticamente.

Para a empresa parceira, o benefício deste protocolo para o município será trazer turistas ligados ao desporto, que é uma área crescente em Portugal. Segundo a nota, os turistas desportivos pernoitam, em média, entre 5 a 7 noites, o que será uma mais-valia para os hotéis da região.

O responsável acredita que o clima ameno, a beleza da cidade e a envolvência da mesma, bem como as excelentes condições do Estádio Municipal Manuela Machado, serão fatores de atratividade para as equipas de futebol. Em 2019, poderão vir estagiar em Viana do Castelo já várias equipas, que deverão ser anunciadas no próximo mês de janeiro.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo disponibiliza o Estádio Municipal Manuela Machado para realização de estágios de futebol e jogos de treino, cedendo outros apoios logísticos, dependendo das necessidades que se vierem a verificar. A autarquia fica ainda responsável por efetuar o tratamento e manutenção da relva natural do complexo, assim como tomar todas as iniciativas necessárias para que este esteja nas perfeitas condições para a realização dos estágios de futebol.

Já a empresa de promoção dos eventos desportivos terá de garantir que os clientes fiquem sempre instalados nas unidades hoteleiras do concelho de Viana do Castelo, utilizando fornecedores e entidades locais para os variados serviços necessários ao apoio e realização dos estágios, assumindo ainda o compromisso de divulgar Viana do Castelo junto dos clientes e parceiros.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Viana é uma das 10 cidades costeiras mais bonitas de Portugal, diz jornal inglês

Reconhecimento internacional.

em

Viana do Castelo foi considerada uma das dez cidades costeiras mais bonitas de Portugal, numa lista elaborada pelo prestigiado jornal inglês “The Telegraph”.

Na sua edição digital, o jornal de referência britânico afirma que, sendo “rica em mansões opulentas em estilo manuelino, renascentista e barroco, Viana do Castelo encontra-se num belo cenário no estuário de Lima”.

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

O “The Telegraph” acrescenta que Viana do Castelo “foi proeminente no século XVI, fornecendo navios e marítimos para as grandes descobertas marítimas de Portugal” e destaca “as ruas sinuosas do centro da cidade” que “levam à atraente praça principal, a Praça da República, dominada pelos Paços do Concelho, em arco gótico”. O jornal destaca ainda as “excelentes praias que ficam ao norte e ao sul da cidade”.

Jornal inglês apresenta o Minho como “o canto de Portugal que o vai convencer a emigrar”

Este ano, em abril, outro importante jornal britânico, incluía a cidade que é considerada pérola do Lima entre as 12 melhores cidades com praia no Sul da Europa, onde figurava em terceiro, sendo apenas superada por Sanremo e Sciacca, no sudoeste da Sicília, em Itália.

Foto: Divulgação

“Há praias selvagens em abundância: ao sul fica a Praia do Cabedelo, um trecho arenoso interminável apoiado por dunas e floresta de pinheiros, ótimo para surf e windsurf, além de ciclovias e trilhas para caminhada ao longo do rio e da costa”, escrevia o jornal.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Jovem esfaqueado em Viana terá sido morto por engano

Revelou o pai de um amigo à SIC.

em

Foto: Direitos Reservados

Imagens: SIC

Vítor Coimbra, jovem de 22 anos esfaqueado em Areosa, Viana do Castelo, esta segunda-feira, terá sido morto por engano.

Foto: Direitos Reservados

A revelação foi feita à SIC por Manuel Rodrigues, pai do homem que seria o alvo do ataque.

“Ele disse-me que o alvo era ele não o Vítor”, contou, acrescentando que o crime estará relacionado “com uma antiga namorada [do seu filho] que arranjou isto tudo”.

“O meu filho reconheceu um dos homens e percebeu que ele não estava ali com boas intenções e agarrou-o. O Vítor foi logo atacado por outro que estava do outro lado com uma faca”, contou Manuel Rodrigues na rubrica “Atualidade Criminal”, do programa “Queridas Manhãs”.

Segundo relatou, a agressão nas costas, com uma arma branca, ocorreu na altura em que a vítima mortal e o seu filho se despediam, ao portão.

Disse ainda que os suspeitos se colocaram em fuga num carro “que tinha duas raparigas à espera”.

De acordo com o segundo comandante da PSP de Viana do Castelo, Raul Curva, o jovem de 22 anos era residente na freguesia urbana onde ocorreu o crime.

A vítima foi transportada ao hospital de Santa Luzia, em estado crítico, cerca das 18:09, onde acabou por falecer. Vítor Coimbra era pai de duas meninas, de um e três anos.

O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária de Braga.

Continuar a ler

Populares