Cávado
Parque Natural Litoral Norte: Há 16 anos a preservar a flora e a fauna de Esposende
Efeméride
Foi a 21 de julho de 2005 que foi oficialmente criado o Parque Natural Litoral Norte, uma área protegida que percorre a orla costeira desde a foz do Neiva até à Apúlia, em Esposende, no total de 18 quilómetros.
No dia em que se assinalam 16 anos sobre a efeméride, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) destaca a riqueza do parque, que abrange dunas, zonas de floresta, campos agrícolas e os estuários dos rios Cávado e Neiva.
E acordo com o ICNF, o sistema dunar apresenta uma elevada diversidade ao nível da flora dunar, com espécies como o feno-das-areias, estorno, cardo marítimo e a ansarina, que se encontram no seu habitat natural – as areias.
Apesar de ser o elemento paisagístico mais marcante, não são apenas as dunas que predominam em termos de valores. Abaixo do nível do mar, no oceano, com a sua grande diversidade de habitats, foi constituído o Parque Marinho, que se caracteriza pela sua elevada biodiversidade.
Destaque ainda para as praias, a Norte do Cávado, em Belinho, que são incorporadas por seixos que formam “paisagens únicas”. A sul predominam extensos areais dourados, como nas praias de Suave-Mar, Ofir e Apúlia.
Também os estuários do rio Cávado e o pequeno estuário do rio Neiva constituem um recurso natural de “notável importância”.´
Este parque é cogerido através de instituições como o ICNF e o Município de Esposende, a Universidade do Minho, CPADA, DRAPN e a Esposende Ambiente.
-
Alto MinhoHá 1 dia
Gigante de 74 metros ‘parou’ Valença e Monção
-
BarcelosHá 1 dia
“Olá, mãe”. Funcionária de banco em Barcelos impede sexagenária de cair na burla do WhatsApp
-
FutebolHá 1 dia
Adepto do Vitória salta da bancada para socorrer árbitra e acaba a ‘bandeirinha’
-
GuimarãesHá 2 dias
Enfermeira de Guimarães morre em acidente de viação durante férias nos Estados Unidos