Seguir o O MINHO

Cávado

Parque Natural Litoral Norte: Há 16 anos a preservar a flora e a fauna de Esposende

Efeméride

em

Foto: CM Esposende

Foi a 21 de julho de 2005 que foi oficialmente criado o Parque Natural Litoral Norte, uma área protegida que percorre a orla costeira desde a foz do Neiva até à Apúlia, em Esposende, no total de 18 quilómetros.

No dia em que se assinalam 16 anos sobre a efeméride, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) destaca a riqueza do parque, que abrange dunas, zonas de floresta, campos agrícolas e os estuários dos rios Cávado e Neiva.

E acordo com o ICNF, o sistema dunar apresenta uma elevada diversidade ao nível da flora dunar, com espécies como o feno-das-areias, estorno, cardo marítimo e a ansarina, que se encontram no seu habitat natural – as areias.

Parque PNLN. Fonte: CM Esposende

Apesar de ser o elemento paisagístico mais marcante, não são apenas as dunas que predominam em termos de valores. Abaixo do nível do mar, no oceano, com a sua grande diversidade de habitats, foi constituído o Parque Marinho, que se caracteriza pela sua elevada biodiversidade.

Foto: DR

Foto: CM Esposende

Destaque ainda para as praias, a Norte do Cávado, em Belinho, que são incorporadas por seixos que formam “paisagens únicas”. A sul predominam extensos areais dourados, como nas praias de Suave-Mar, Ofir e Apúlia.

Também os estuários do rio Cávado e o pequeno estuário do rio Neiva constituem um recurso natural de “notável importância”.´

Foto: CM Esposende

Este parque é cogerido através de instituições como o ICNF e o Município de Esposende, a Universidade do Minho, CPADA, DRAPN e a Esposende Ambiente.

Populares