O Parque de Campismo e Caravanismo de Braga foi distinguido com o título Green Key 2025, um galardão internacional promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE) e coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), foi hoje anunciado.
De acordo com uma nota enviada às redações pela Câmara de Braga, “este prémio reconhece o compromisso dos estabelecimentos turísticos com a promoção do turismo sustentável, através da implementação de boas práticas ambientais, económicas e sociais”.
“Este título, a par de todos os que temos arrecadado na esfera ambiental, serve para cimentar a prática de gestão mais sustentável que o Município tem vindo a adoptar. O Parque de Campismo e Caravanismo de Braga registou um crescimento considerável e sustentado ao longo do ano 2024. No presente ano esse crescimento mantém-se e esperamos superar os números do ano transacto. Este incremento deve-se ao investimento feito na melhoria da qualidade das condições do equipamento, num investimento assente na infra-estrutura, mas também nos recursos humanos”, destaca Altino Bessa, vereador da Câmara de Braga, citado na mesma nota.
Segundo o responsável, a atribuição do certificado Green Key representa “o reconhecimento do trabalho e investimento realizados num equipamento tido como exemplo de gestão responsável e sustentável”.
Para Altino Bessa, o selo reflecte também o “compromisso contínuo do Município de Braga com a sustentabilidade e com a promoção de boas práticas ambientais”.
“O Parque tem sido um ponto de grande interesse para os turistas que visitam Braga. Temos vindo a investir significativamente na melhoria das infra-estruturas e na qualidade dos serviços oferecidos, o que se traduz nos números de visitantes e na receita. A recente reabertura da Piscina da Ponte, com condições extraordinárias, é um exemplo claro do nosso compromisso em proporcionar a melhor experiência possível aos utentes do Parque e estamos convictos de que este crescimento se irá reforçar nos próximos meses”, sublinha o vereador.
“Conseguimos transformar o espaço, tornando-o apelativo para todos quantos visitam Braga. O compromisso é claro: continuar a promover e investir neste equipamento, que ainda tem grande margem para crescer. O aumento significativo da receita permite-nos projectar um espaço cada vez mais alinhado com a sustentabilidade”, reforça Altino Bessa.
A concluir, a nota aponta que “o reconhecimento da qualidade do Parque de Campismo e Caravanismo de Braga é igualmente confirmado pela satisfação dos seus utentes, que atribuíram uma classificação de 5,61 em 6 nos inquéritos internos, 4,0 em 5 no TripAdvisor e no Google, e 7,2 em 8 no portal ACSI/Eurocampings”.