Seguir o O MINHO

Alto Minho

Paróquias em Viana e Ponte de Lima mudam de padres

em

A Diocese de Viana do Castelo divulgou esta quinta-feira a lista de nomeações e alterações no conjunto de padres de diferentes paróquias de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço.

Viana do Castelo

SANTA MARTA DE PORTUZELO

Padre Cristopher Sousa, de Ponte de Lima, novo pároco de Santa Marta de Portuzelo. Foto: Facebook

– O Rev. Pe. Christopher Vaz de Sousa é dispensado da Equipa Formadora do Seminário Diocesano Frei Bartolomeu dos Mártires e nomeado Pároco de Santa Marta de Portuzelo, no Arciprestado de Viana do Castelo.

– O Rev. Pe. Valdemiro Barreiros Domingues é dispensado, a seu pedido, por motivos de saúde, da paroquialidade de Santa Marta de Portuzelo, no Arciprestado de Viana do Castelo.

BARROSELAS E CARVOEIRO

Padre Passos Silva, novo pároco de Barroselas e Carvoeiro. Foto: Facebook

– O Rev. Pe. Fábio Jorge Araújo Carvalho é dispensado de Vigário Paroquial das Paróquias de São Pedro de Barroselas e Nossa Senhora da Expectação de Carvoeiro, no Arciprestado de Viana do Castelo e nomeado Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

– O Rev. Pe. José Domingos de Oliveira Gomes é dispensado da paroquialidade de São Pedro de Barroselas e Nossa Senhora da Expectação de Carvoeiro, no Arciprestado de Viana do Castelo, e nomeado Reitor do Seminário Diocesano Frei Bartolomeu dos Mártires, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados. Constituirão equipa de formação do Seminário, com o Reitor, o Rev. Pe. Renato Filipe da Silva Oliveira e o Rev. Pe. João Martinho Rodrigues Amorim.

– O Rev. Pe. Manuel de Passos da Silva é dispensado da paroquialidade de Santa Maria de Refóios do Lima, Santa Marinha de Arcozelo, Divino Salvador de Bertiandos, Santa Maria de Sá e São Silvestre de Santa Comba, no Arciprestado de Ponte de Lima, e nomeado Pároco de São Pedro de Barroselas e Nossa Senhora da Expectação de Carvoeiro, no Arciprestado de Viana do Castelo.

DARQUE

Padre Xavier Moreira, novo pároco de Darque. Foto: Facebook

– O Rev. Pe. Manuel Joaquim Rodrigues Pinto é dispensado da paroquialidade de São Sebastião de Darque, no Arciprestado de Viana do Castelo, para prosseguir os estudos em Direito Canónico, grau de doutoramento, na Pontifícia Universidade de Salamanca.

– O Rev. Pe. Xavier Amado Fernandes Moreira é dispensado de Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese e nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião de Darque, no Arciprestado de Viana do Castelo, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Ponte de Lima

ARCOZELO, REFÓIOS DO LIMA, BERTIANDOS, SANTA COMBA E SÁ

Padre João Paulo Torres Vieira, novo pároco de Arcozelo, Refóios, Bertiandos, Santa Comba e Sá. Foto: Facebook

– O Rev. Pe. João Paulo Torres Vieira é dispensado da paroquialidade de São Martinho de Alvaredo, Santa Maria Madalena de Chaviães, São Martinho de Cristoval, Santa Maria de Fiães, Santa Maria de Paços, São Tiago de Penso, Santa Marinha de Rouças, São João Batista de Remoães, São Lourenço de Prado, Santa Maria da Porta de Melgaço, no Arciprestado de Melgaço e nomeado Pároco de Santa Maria de Refóios do Lima, Santa Marinha de Arcozelo, Divino Salvador de Bertiandos, Santa Maria de e São Silvestre de Santa Comba, no Arciprestado de Ponte de Lima, em colaboração com o Rev. Pe. Luís Armando Barroso Martins, na condição de Vigário Paroquial.

– O Rev. Pe. Manuel de Passos da Silva é dispensado da paroquialidade de Santa Maria de Refóios do Lima, Santa Marinha de Arcozelo, Divino Salvador de Bertiandos, Santa Maria de e São Silvestre de Santa Comba, no Arciprestado de Ponte de Lima, e nomeado Pároco de São Pedro de Barroselas e Nossa Senhora da Expectação de Carvoeiro, no Arciprestado de Viana do Castelo.

Padre Ricardo Barbosa. Foto: Facebook de Igreja Bertiandos

– O Rev. Pe. Ricardo Miguel Araújo Barbosa é dispensado da paroquialidade de Santa Maria de Refóios do Lima, Santa Marinha de Arcozelo, Divino Salvador de Bertiandos, Santa Maria de e São Silvestre de Santa Comba, no Arciprestado de Ponte de Lima, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Valença e Melgaço

– O Rev. Pe. Arcélio José Pereira de Sousa é dispensado da paroquialidade de Divino Salvador de Gandra, Santa Marinha de Taião, São Félix de Sanfins, São Tiago de Boivão e São Cristóvão de Gondomil, no Arciprestado de Valença e nomeado Pároco “In Solidum”, na condição de moderador, das Paróquias de São Martinho de Alvaredo, Santa Maria Madalena de Chaviães, São Martinho de Cristoval, Santa Maria de Fiães, Santa Maria de Paços, São Tiago de Penso, Santa Marinha de Rouças, São João Batista de Remoães, São Lourenço de Prado, Santa Maria da Porta de Melgaço, no Arciprestado de Melgaço, juntamente com o Rev. Pe. Carlos Alberto da Cruz Faria Martins que de Vigário Paroquial passará a Pároco “In Solidum” das mesmas paróquias.

– O Rev. Pe. João Paulo Torres Vieira é dispensado da paroquialidade de São Martinho de Alvaredo, Santa Maria Madalena de Chaviães, São Martinho de Cristoval, Santa Maria de Fiães, Santa Maria de Paços, São Tiago de Penso, Santa Marinha de Rouças, São João Batista de Remoães, São Lourenço de Prado, Santa Maria da Porta de Melgaço, no Arciprestado de Melgaço e nomeado Pároco de Santa Maria de Refóios do Lima, Santa Marinha de Arcozelo, Divino Salvador de Bertiandos, Santa Maria de Sá e São Silvestre de Santa Comba, no Arciprestado de Ponte de Lima, em colaboração com o Rev. Pe. Luís Armando Barroso Martins, na condição de Vigário Paroquial.

– O Rev. Mons. José Fernando Caldas Esteves é nomeado Pároco de Divino Salvador de Gandra, Santa Marinha de Taião, São Félix de Sanfins, São Tiago de Boivão e São Cristóvão de Gondomil, no Arciprestado de Valença, e Director do Secretariado Diocesano da Pastoral da Família.

LEIA TAMBÉM: Ponte de Lima e Arcos de Valdevez dão dois novos padres à Diocese de Viana

Diocese

– O Rev. Pe. Armando Rodrigues Dias é nomeado Vigário Episcopal para o Clero, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

– O Rev. Pe. José Castro de Oliveira, da Congregação do Espírito Santo, é dispensado de Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, por decisão do Padre Provincial da mesma Congregação.

– O Rev. Pe. Ricardo José Vieira Correia é dispensado de Reitor do Seminário Diocesano Frei Bartolomeu dos Mártires, para prosseguir estudos em Teologia Dogmática, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

– O Rev. Pe. Vasco António da Cruz Gonçalves é nomeado Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

“Agradecemos aos sacerdotes que são dispensados dos serviços que têm prestado a generosidade e dedicação com que os realizaram e àqueles que assumem novos serviços a disponibilidade com que os aceitaram”, termina a nota assinada por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo.

EM FOCO

Populares