A Festa das Cruzes, em Barcelos, foi cancelada, devido à pandemia de covid-19, mas a paróquia local vai celebrá-la de formas alternativas.
“Em tempos de pandemia, o que mais gostaríamos de ouvir era de que haveria Festa das Cruzes. E vai haver festa. Não aquela a que estávamos habituados, como há muito foi decidido e todos compreendemos”, começa por explicar a Paróquia de Barcelos, numa publicação na sua página de Facebook.
O dia da “Invenção da Santa Cruz”, 03 de maio, feriado municipal, “será assinalado, se mais não for, com a celebração da Eucaristia em privado, transmitida pelo Facebook da Paróquia”.
No entanto, a Paróquia quer ir mais longe “e assinalar o dia com algo mais que a celebração em privado”.
Como “o que se fizer nunca poderá pôr em causa o determinado superiormente para acautelar os riscos para a saúde pública”, a Paróquia pede “aos barcelenses que [retomem] as cruzes que ‘enfeitaram’ a cidade na Semana Santa e Páscoa”.
“Porque não todas as casas com uma cruz enfeitada de flores (é já o mês das flores) à janela? Sendo o Dia da Mãe, espera-se dos catequistas o seu empenho: na motivação das crianças.”, sugere a Paróquia.