Arquivo

Parlamento vai estar iluminado esta noite com cores da bandeira arco-íris pelos direitos LGBTQIAP+

Parlamento vai estar iluminado esta noite com cores da bandeira arco-íris pelos direitos lgbtqiap+
Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

A fachada do parlamento vai estar iluminada hoje à noite com as cores da bandeira arco-íris para assinalar o Dia Nacional e Internacional contra a homofobia, transfobia e bifobia, determinou o presidente da Assembleia da República.

Num despacho a que a Lusa teve acesso, Augusto Santos Silva refere que, na última conferência de líderes parlamentares, realizada em 10 de maio, “foi proposto que a Assembleia da República se associasse a esta efeméride, nomeadamente através do hasteamento da bandeira arco-íris”.

“Esta situação carece, porém, de esteio legal, pela ausência de regras sobre o hasteamento deste tipo de bandeiras no parlamento, o que não impede, evidentemente, que se assinale esta data através de formas alternativas”, afirma-se no despacho.

“Nestes termos, determino ao Secretário-Geral da Assembleia da República que a fachada do Palácio de São Bento seja iluminada com as cores da bandeira arco-íris, na noite de 16 para 17 de maio de 2023, de forma a assinalar a luta contra o preconceito e a defesa dos Direitos LGBTQIAP+” (lésbicas, gays, bissexuais, transgénero, queer, intersexo, assexual, pansexual e outras possibilidades), acrescentou Santos Silva.

No texto, recorda-se que o Dia Nacional contra a Homofobia e a Transfobia – 17 de maio – foi consagrado, em 2015, em resolução da Assembleia da República.

“Na mesma data, celebra-se o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, que assinala simbolicamente a decisão de retirar, em 1990, a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde, e pretende valorizar a igualdade entre as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, assim como sensibilizar todos em relação à discriminação contra as pessoas LGBTQIAP+”, sublinha, no despacho, o presidente da Assembleia da República.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Dívidas fiscais prescritas aumentam mais de seis vezes em 2022 para 43,6 milhões

Dívidas fiscais prescritas aumentam mais de seis vezes em 2022 para 43,6 milhões

Próximo Artigo
"grandes números estão bem, a questão é chegar à vida das pessoas", diz marcelo

"Grandes números estão bem, a questão é chegar à vida das pessoas", diz Marcelo

Artigos Relacionados