Seguir o O MINHO

Desporto

Parlamento assegura equiparação entre atletas olímpicos e paralímpicos

em

Foto: DR/Arquivo

A convergência dos valores das bolsas da participação e preparação desportiva entre atletas olímpicos e paralímpicos foi esta terça-feira aprovada na especialidade do Orçamento do Estado, após propostas do BE e do PAN.

No segundo dia da votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), as duas propostas, que criam um novo artigo para a equiparação entre os atletas olímpicos e paralímpicos, foram aprovadas com os votos a favor de BE, PCP e CDS-PP e a abstenção do PSD e do PS.

“Tendo em vista a eliminação da discriminação existente, é assegurada a convergência dos valores previstos ao pagamento de bolsas, preparação e participação desportiva entre os atletas Olímpicos e Paralímpicos, em todos os níveis”, refere o texto proposto pelo BE, sendo esta convergência atingida em 2021.

O texto aprovado prevê que “o Governo regulamenta o disposto no presente artigo no prazo máximo de 60 dias”.

Já o texto do PAN estabelece que “o Governo cria um regime que permita a equiparação dos atletas paralímpicos aos atletas olímpicos relativamente à alocação de apoios e bolsas, o qual será concretizado até 2020”.

Conforme decidido na comissão da especialidade, “haverá uma conciliação do teor das propostas” aprovadas na redação final do OE2019.

No fim de semana, na conferência de imprensa que se seguiu à Mesa Nacional do BE, a líder bloquista Catarina Martins elencou a equiparação das bolsas como uma das propostas de alteração em relação às quais o partido tinha a expectativa de serem aprovadas.

Anúncio

Desporto

Tiago Monteiro regressa ao Grande Prémio de Macau em novembro

Taça do Mundo de Carros de Turismo

em

Foto: O MINHO

O piloto português Tiago Monteiro volta, em novembro, a participar na Corrida da Guia, da Taça do Mundo de Carros de Turismo, anunciou esta quinta-feira a organização do 66.º Grande Prémio de Macau.

Monteiro, primeiro português a vencer a prova, em 2016, disputada no icónico traçado citadino de 6,12 quilómetros, não participou na edição do ano passado por se encontrar a recuperar de um acidente sofrido em Barcelona.

A Corrida da Guia conta ainda com a presença dos pilotos Rob Huff, Mehdi Bennai, Norbert Michelisz, Gabriele Tarquini, Yvan Muller, Andy Priaulx, entre outros.

Também o português André Pires volta este ano a participar no 53.º Grande Prémio de Macau de motos, depois de em 2018 ter ficado em 19.º lugar.

“Vinte e sete dos melhores pilotos de estrada do mundo, de 11 diferentes países” participam nesta edição do GP de motos, indicou o Instituto do Desporto (ID).

Entre os participantes, contam-se quatro ex-campeões, que dividem 13 vitórias entre si. Michael Rutter, oito vezes vencedor, é o piloto mais bem-sucedido na história da corrida, abarcando várias vitórias entre 1998 e 2012, e vai apontar à nona vitória.

A seu lado, vai estar Peter Hickman, John McGuinness, vencedor por 23 vezes na Ilha de Man TT, enquanto o quarto ex-vencedor a regressar à grelha de partida é o campeão de 2013, Ian Hutchinson.

O Grande Prémio de Macau de Fórmula 3, marcado em 2018 pelo aparatoso acidente da piloto Sophia Florsch, conta com Dan Ticktum, que vai tentar conseguir a terceira vitória na categoria e no traçado, de acordo com um comunicado do ID.

O recém-coroado campeão de Fórmula 3 da FIA, Robert Shwartzman, e o segundo classificado, Marcus Armstrong, ambos membros da Ferrari Driver Academy, vão correr também na Guia. Este duo será acompanhado na SJM Prema Theodore Racing pelo piloto indiano Jehan Daruvala, pela terceira vez em Macau.

David Schumacher é um estreante na corrida deste ano. O filho do vencedor do Grande Prémio de Macau de 1995, Ralf Schumacher, e sobrinho de Michael Schumacher, heptacampeão do mundo de F1 e vencedor de Macau em 1990, será inscrito pela Sauber Junior Team by Charouz, que também se vai estrear no circuito da Guia.

Na mesma equipa vai estar outro membro da Ferrari Driver Academy e ‘rookie’ em Macau Enzo Fittipaldi, neto do Emerson Fittipaldi, e ainda Callum Ilott.

Este ano, pela primeira vez, a corrida vai apresentar os carros que disputam o novo Campeonato de F3 da FIA.

Quatro ex-campeões da Taça GT Macau vão lutar pela vitória nesta edição: Edoardo Mortara, Maro Engel, Laurens Vanthoor e Augusto Farfus Jr.

O GP de Macau inclui três corridas de carros, as taças do mundo de Fórmula 3, GT e de carros de turismo, bem como o Grande Prémio de Motos, além da taça de carros de turismo de Macau e a taça da Grande Baía.

Em 2017, a competição ficou marcada pela morte do piloto britânico Daniel Hegarty (Honda), de 31 anos, na sequência de um acidente, ocorrido a meio da prova de motos, que não registava fatalidades desde 2012.

No ano passado, mais de 83 mil pessoas assistiram ao vivo ao Grande Prémio de Macau, o maior evento desportivo organizado na região administrativa especial chinesa e uma das mais antigas provas automobilísticas em todo o mundo.

Continuar a ler

Futebol

Vitória SC multado em 50 mil euros, após jogo com Eintracht Frankfurt

Liga Europa

em

Foto: Divulgação

O Vitória Sport Clube (SC) vai pagar uma multa de 50 mil euros à UEFA por causa do jogo com os alemães do Eintracht Frankfurt, para a Liga Europa de futebol, anunciou esta quinta-feira o organismo que regula a competição.

O Corpo de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA condenou o emblema português a pagar essa verba na sequência das acusações de “uso de artigos pirotécnicos” e “lançamento de objetos” no desafio realizado em 03 de outubro, para a segunda jornada do grupo F, que terminou com uma vitória germânica (1-0).

O organismo emitiu ainda um aviso ao treinador vitoriano, Ivo Vieira, pelo “atraso no reinício do jogo” que se verificou após o intervalo.

Já o Eintracht Frankfurt, acusado de “lançamento de objetos”, “distúrbios do público”, “danos materiais” e “atraso no reinício do jogo”, foi proibido pela UEFA de vender bilhetes aos seus adeptos para o próximo jogo fora da Liga Europa, agendado para 07 de novembro, na Bélgica, frente ao Standard de Liège.

O emblema alemão, no qual jogam os avançados lusos André Silva e Gonçalo Paciência, além do holandês Bas Dost (ex-Sporting), vai ser ainda proibido de vender bilhetes aos seus adeptos para uma outra partida fora, a contar para provas da UEFA, refere o anúncio.

Os principais desacatos ocorreram menos de cinco minutos antes do apito inicial, quando alguns adeptos do Eintracht desceram da parte superior da bancada Norte do Estádio D. Afonso Henriques para a parte inferior e começaram a lançar cadeiras para a bancada nascente, onde se encontravam adeptos vimaranenses, que responderam da mesma forma.

Pouco depois, alguns dos cerca de 3.000 adeptos germânicos na parte superior da bancada atiraram cadeiras na direção dos agentes da PSP que lá se encontravam.

Face às cadeiras arrancadas, a UEFA decretou que o Eintracht Frankfurt vai ter de contactar o Vitória nos próximos 30 dias para “pagar os danos causados pelos seus adeptos”.

A equipa vimaranense somou, até agora, duas derrotas nas duas partidas já realizadas para o grupo F da Liga Europa – além do Eintracht, perdeu com o Standard de Liège (2-0, fora) – e disputa o próximo jogo às 20:00 de 24 de outubro, em Londres, frente aos ingleses do Arsenal, líderes do grupo, com seis pontos.

Continuar a ler

Desporto

Três jogadores do Braga nos convocados de Portugal para Ronda de Elite de futsal

Futsal

em

Foto: DR / Arquivo

O pivot Cardinal e o fixo Erick Mendonça regressaram aos convocados da seleção portuguesa de futsal, hoje divulgados, para a Ronda de Elite de apuramento para o Mundial2020, numa lista encabeçada pelo ‘capitão’ Ricardinho.

A convocatória do selecionador nacional, Jorge Braz, divulgada no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), promove os regressos de Erick Mendonça e Cardinal, o único pivot chamado para os jogos com Letónia, Alemanha e República Checa, entre 24 e 27 de outubro, em Viseu.

Ambos tinham ficado de fora nos jogos de preparação com a Espanha, mas voltam agora aos eleitos para o arranque da qualificação para o Mundial da Lituânia, em 2020, na qual Portugal integra o grupo 8, defrontando a Letónia, em 24 de outubro, Alemanha, em 25, e República Checa, em 27.

Lista de 14 convocados:

Guarda-redes: André Sousa (Benfica) e Vítor Hugo (Sporting de Braga).

Fixos: André Coelho (Benfica), Erick Mendonça (Sporting), Fábio Cecílio (Benfica), João Matos (Sporting) e Nilson (Sporting de Braga).

Alas: Bruno Coelho (Benfica), Márcio (Sporting de Braga), Pany Varela (Sporting), Pedro Cary (Zaragoza, Esp), Ricardinho (Movistar, Esp) e Tiago Brito (Benfica).

Pivot: Cardinal (Sporting).

Continuar a ler

Populares