Paris2024 propõe introdução do breakdance no programa olímpico

Jogos Olímpicos
Paris2024 propõe introdução do breakdance no programa olímpico

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou hoje que a organização dos Jogos de Paris2024 propôs a inclusão do breakdance no programa olímpico, uma medida sujeita a debate em 2020.

Bach anunciou a intenção em conferência de imprensa, admitindo que admira a “expressão verdadeiramente autêntica” do breakdance, um tipo de dança urbana nascida nos anos 1960 nos Estados Unidos, e pretende incluir a disciplina, que já tem campeonatos mundiais desde 1990 e estreou-se nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018.

Na proposta da capital francesa figura também a escalada, o ‘skateboarding’ e o surf, estes três aprovados inicialmente apenas para Tóquio2020, numa fase inicial, mas que poderão ver agora alargado o período em que figuram no programa olímpico.

As quatro modalidades adicionais, assinalou Bach, pretendem “contribuir para criar uma agenda mais jovem e urbana”, sendo que o COI irá recomendar a inclusão na assembleia-geral, marcada para junho deste ano, em Lausana, mas a decisão final só será tomada no final de 2020.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Blaya confirmada no enterro da gata

Blaya confirmada no Enterro da Gata

Próximo Artigo
Obikwelu campeão do mundo de 60 metros em veteranos

Obikwelu campeão do Mundo de 60 metros em veteranos

Artigos Relacionados