João Costa, nadador de Guimarães, terminou a sua eliminatória dos 100 metros costas nos Jogos Olímpicos de Paris em sétimo, não conseguindo o apuramento para as meias-finais.
O vimaranense terminou a prova em 54.90 segundos, um bom resultado, mas não suficiente para ficar colocado nos 16 melhores que seguem em frente para as meias-finais de logo à noite. Costa ficou a 97 centésimos de segundo do apuramento.
No total, participam 46 atletas nos 100 metros costas, divididos em seis eliminatórias.
Mesmo sem seguir em frente, João Costa conseguiu melhor tempo do que 14 outros atletas que participaram nas eliminatórias.
Curiosamente, nenhum dos atletas que participou na mesma eliminatória de João Costa conseguiu tempo de apuramento para as ‘meias’, ficando todos pelo caminho junto com o português.
Termina, assim, a participação do atleta do Vitória SC nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A carreira de João Costa começou em 2011 no Torregri de Cadetes da Associação de Natação do Norte de Portugal, representando sempre o Vitória Sport Clube. O momento decisivo que garantiu a sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris ocorreu em agosto do ano passado, quando superou a marca exigida nos 100 metros costas durante o Mundial de Fukuoka.
Entre os seus feitos, incluem-se títulos de campeão nacional e recordes nacionais, tanto em categorias juvenis como séniores. A estreia em competições internacionais ocorreu em 2019 nos Campeonatos da Europa de Juniores em Kazan, onde estabeleceu o seu primeiro recorde nacional. Desde então, acumulou 22 internacionalizações, participando em campeonatos europeus e mundiais, além dos Jogos do Mediterrâneo.
O nadador de Azurém detém, no total, 17 recordes nacionais individuais e participou em 22 estafetas recordistas nacionais. Tem, também, 43 pódios.