Seguir o O MINHO

Alto Minho

Paredes de Coura investe 1 milhão na reabilitação do centro escolar

Intervenção considerada urgente

em

Foto: Divulgação / CM Paredes de Coura

A escola básica do 1.º ciclo de Paredes de Coura, um dos primeiros centros escolares do país que concentrou alunos de 20 primárias, vai sofrer obras de reabilitação, orçadas em quase um milhão de euros, foi hoje revelado.

Considerada “urgente face às patologias apresentadas” pelo estabelecimento de ensino, a empreitada, no valor de 992.924,03 euros, tem comparticipação de 688.810,21 euros do programa comunitário FEDER, após aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional da Região Norte 2020.

Segundo aquela autarquia, “a intervenção é considerada urgente pelas debilidades que o edifício apresentava e que, de alguma forma, comprometiam o normal desenvolvimento das atividades letivas e o conforto da comunidade escolar”.

“A escola básica do 1.º ciclo de Paredes de Coura foi um dos primeiros centros escolares do país, concentrando 20 escolas, reunindo todos os alunos deste nível de ensino do concelho. Esta escola, além de acolher os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, acolhe ainda o ensino pré-escolar, perfazendo, no ano letivo 2020-2021, 274 alunos, sendo 234 do 1.º ciclo e 40 do pré-escolar”, especifica a Câmara de Paredes de Coura, em nota enviada à imprensa.

A empreitada agora anunciada vem responder “as patologias inventariadas” pela equipa técnica do projeto, quer na zona exterior do edifício (bloco A, polivalente, rufos, cantina, coberturas novas, fachada, muros, vãos, aros exteriores, guardas, estores), quer no interior (bloco A, polivalente, pavimento, paredes, ‘bulletin board’, tetos, claraboias, carpintaria)”.

A intervenção “permitirá assim completar a requalificação do parque escolar do concelho e dar continuidade à Carta Educativa, que tem garantido, através da racionalização da rede escolar e da concentração de alunos na sede do concelho, a equidade no acesso ao ensino pelos alunos de Paredes de Coura e o incremento do sucesso escolar, bem como a prevenção do abandono escolar”.

O autarca socialista realçou que “o projeto teve o cuidado de contemplar espaços lúdicos adequados aos alunos e melhores condições de segurança e mobilidade”.

“Em Paredes de Coura há um compromisso com a educação dos nossos jovens. A educação é estratégica, forma cidadãos, aumenta a competitividade do nosso território e transforma vidas”, referiu Vítor Paulo Pereira.

Populares