Seguir o O MINHO

Alto Minho

Paredes de Coura ensina a “valorizar e respeitar” as diferenças

Semana da inclusão

em

Foto: Divulgação

Valorizar e respeitar as diferenças tem estado subjacente às múltiplas iniciativas que estão a percorrer a “Semana da Diferença”, em Paredes de Coura, com ações de sensibilização na comunidade e em contexto escolar, sobre igualdade, integração e inclusão social, anunciou a autarquia.


O objetivo é, como explica a vereadora da Educação e Ação Social, Maria José Moreira, “promover a cidadania e o respeito pelo outro”. “Queremos envolver toda a comunidade e alertar para a importância de valorizar e respeitar as diferenças”, acrescenta.

Com atividades ao longo de toda a semana, esta ampla parceria entre IPSS, GNR e parceiros da rede social da Câmara de Paredes de Coura, tem nas questões da equidade e da inclusão abordagens específicas, como ações de sensibilização da comunidade e integração de pessoas com deficiência nos serviços de atendimento ao público.

Direito da pessoa com deficiência/promoção da cidadania é outra das iniciativas dinamizada pelo núcleo SPC da GNR do Destacamento Territorial dos Arcos de Valdevez, da mesma forma que a ação de sensibilização “Sinais para o diagnóstico precoce do autismo”, dinamizada pela Fundação AMA Autismo de Viana do Castelo.

Esta iniciativa é promovida pelo Município de Paredes de Coura, em parceria com a Fundação AMA Autismo de Viana do Castelo, alunos da Escola Inclusiva do Agrupamento de Escolas, EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior, OUSAM – Organismo Utilitário Social de Apoio Mútuo, Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia, a equipa SPC da GNR do Destacamento Territorial dos Arcos de Valdevez e o projeto ‘School 4ALL+sucesso escolar’,

Anúncio

Alto Minho

Arcos de Valdevez quer melhorar acesso à habitação social

Estratégia

em

Foto: DR

A Estratégia Local de Habitação (ELH) de Arcos de Valdevez está em consulta pública até ao final do mês, informou hoje a Câmara local, que pretende utilizar aquela “ferramenta” na resolução “das necessidades habitacionais” do concelho.

Em comunicado enviado hoje às redações, a autarquia adiantou ter “efetuado um levantamento das necessidades, em colaboração com as Juntas de Freguesia, diversas entidades da Rede Social Local, e outros parceiros, para além de ter “realizado inquéritos à população”.

Segundo aquele município, a Estratégia Local de Habitação pretende “incrementar a oferta e melhorar a habitação social, melhorar o acesso ao mercado de arrendamento, criar incentivos à habitação própria, implementar benefícios e incentivos fiscais e melhorar a gestão e Serviços municipais no setor da habitação”.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Viana: DJ’s ‘passam’ música a bordo do Gil Eannes com transmissão para 16 países

DJs Mayze X Faria

em

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

O navio-museu Gil Eannes recebeu um projeto da dupla de DJs Mayze X Faria que será transmitido, na sexta-feira, através de 38 páginas nas redes sociais para 16 países, informou hoje a Câmara de Viana do Castelo.

Em causa, segundo um comunicado da autarquia, está um projeto de vídeo X Places, que “tem como objetivo unir natureza e música, dando a conhecer lugares de excelência espalhados um pouco por todo o país”.

A transmissão da sessão da dupla composta por John Mayze e Miguel Faria,gravada a bordo do navio-museu, ancorado há 22 anos na doca comercial de Viana do Castelo, acontece na sexta-feira, pelas 19h30.

O evento, gravado a bordo do navio Gil Eannes, será transmitido por mais de páginas de música, rádios e temáticas variadas.

Continuar a ler

Alto Minho

Trabalhador cai a ravina de 5 metros em Arcos de Valdevez

Acidente

em

Fotografia: Bombeiros de Arcos de Valdevez

Um homem caiu a uma ravina de uma altura de cinco metros quando estava a executar trabalhos de corte de árvores, na zona de Rouças, em Gavieira, Arcos de Valdevez.

A vítima, cuja idade não foi possível apurar, foi transportada para o hospital de Viana do Castelo com ferimentos ligeiros, pelos Bombeiros de Arcos de Valdevez.

Para a ocorrência foi acionado o helicóptero do INEM, mas como a situação da vítima não justificou o transporte aéreo, esta foi transportada por via terreste.

O alerta foi dado às 11:39.

Além da equipa dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, no socorro esteve também a SIV de Melgaço.

Continuar a ler

Populares