Seguir o O MINHO

Alto Minho

Paredes de Coura começa hoje a vacinação no Centro Cultural

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Paredes de Coura

Paredes de Coura começa esta quinta-feira a vacinação contra a covid-19 na comunidade. O Centro Cultural foi reconvertido pelo Município para a instalação do Centro de Vacinação e vai receber por dia 400 pessoas com mais de 80 anos para a toma das vacinas.

“Garantimos todas as condições para que as pessoas possam ser vacinadas em Paredes de Coura e com segurança. No entanto, devemos pensar que a vacinação não vai resolver de imediato os nossos problemas. Teremos de continuar a ser cuidadosos, responsáveis e vigilantes”, alertou o presidente da Câmara, Vítor Paulo Pereira, ciado em comunicado, acreditando que com esta nova etapa um previsível regresso à normalidade estará mais próximo.

“Quando iniciarmos a vacinação dos nossos velhinhos, dos nossos queridos pais e avós, abrimos uma porta ao otimismo e ganharemos esperança num mundo diferente que não nos obrigará a amar à distância. Todos temos saudade do mundo velho dos afetos. Todos temos saudade de um abraço apertado e sentido”, reconheceu Vítor Paulo Pereira, acreditando, gradualmente, em dias melhores: “Tenho a convicção de que, progressivamente, a vacinação reforçará as defesas dos nossos entes queridos de mais idade e trará uma maior segurança e paz a todas as famílias. Com calma e serenidade vamos esperar pela nossa vez. Até lá, proteja-se e tenha cuidado”.

400 pessoas por dia com mais de 80 anos

O Centro Cultural já tinha sido na primeira vaga da pandemia reconvertido em Hospital de Retaguarda que não foi chegou a ser necessário utilizar.

Foto: Divulgação / CM Paredes de Coura

Tendo em conta a necessidade de garantir as acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida — cadeiras de rodas, macas ou pessoas que usem bengala ou muletas –, a entrada no espaço será feita pela porta de cargas existente junto ao parque de estacionamento das traseiras do Centro Cultural, através da rampa de acesso existente.

Num outro âmbito, toda a circulação interior no edifício, incluindo o acesso às casas de banho, será feita ao mesmo nível, sem qualquer degrau ou desnível. Por sua vez, dentro do Centro de Vacinação na Comunidade está disponível uma área de receção, registo e encaminhamento, bem como espaços individuais para administração da vacina e duas salas de vigilância onde, após a toma da vacina, as pessoas possam ficar sob acompanhamento médico caso façam alguma reação adversa à vacina.

Nesta fase são convocadas as pessoas maiores de 80 anos após agendamento prévio pelo Centro de Saúde – Unidade de Cuidados à Comunidade — e, seguidamente, as pessoas maiores de 50 anos com doenças associadas (diabetes, neoplasia maligna ativa, doença renal crónica, insuficiência hepática, obesidade, hipertensão arterial, etc.).

Estima-se que estarão abrangidos neste grupo de risco cerca de 1300 courenses, cuja vacinação será levada a cabo em pouco mais de uma semana. O Município em articulação com as Juntas de Freguesia também se disponibilizou para fazer os contactos e agendamentos necessários da população, tal como já havia acontecido anteriormente com a vacina da gripe.

Populares