Arquivo

Papa retoma agenda com críticas ao trabalho não declarado e à precariedade

Depois de estar internado alguns dias na semana passada
Papa retoma agenda com críticas ao trabalho não declarado e à precariedade

O Papa Francisco manifestou-se hoje contra o trabalho não declarado e a precariedade laboral ao retomar a sua agenda após ter passado três noites no hospital, até sábado, devido a uma bronquite.

Ao receber uma delegação do Instituto de Segurança Social italiano, na Cidade do Vaticano, Francisco também lembrou o contributo dos imigrantes para o sistema de pensões.

“Não devemos esquecer que os trabalhadores estrangeiros que ainda não têm cidadania italiana também contribuem para o sistema de pensões. Seria um bom sinal poder expressar-lhes gratidão pelo que fazem”, disse, citado pela agência espanhola EFE.

Depois de sair do hospital no sábado, Francisco, 86 anos, celebrou a Missa de Domingo de Ramos e vai realizar hoje várias audiências.

No encontro com a segurança social italiana, Francisco apelou para que se recuse o trabalho não declarado, porque, apesar de parecer trazer benefícios económicos, “à distância não permite às famílias pagar contribuições e aceder ao sistema de pensões”.

O Papa argumentou ainda que o trabalho não declarado “expõe os trabalhadores a formas de exploração e injustiça”.

Francisco apelou também para que não se abuse do trabalho precário, que “afeta as escolhas de vida dos jovens e por vezes obriga-os a trabalhar mesmo quando as suas forças lhes falham”.

“A precariedade deve ser transitória, não pode ser prolongada excessivamente, caso contrário, acaba por causar desconfiança entre os jovens, desencoraja-os a entrar no sistema de segurança social e diminui a taxa de natalidade”, disse.

O chefe da Igreja Católica apelou ainda para um trabalho decente, “sempre livre, criativo, participativo e solidário”.

“Precisamos de políticos sábios, guiados pelo critério da fraternidade e que saibam discernir de época em época, evitando desperdiçar recursos quando estes existem e deixando as gerações futuras numa situação desesperada”, acrescentou.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Seguradoras passam a ter de explicar alterações aos prémios de seguro

Seguradoras passam a ter de explicar alterações aos prémios de seguro

Próximo Artigo
Três idosos retirados de casa de acolhimento ilegal em ponte de lima

Três idosos retirados de casa de acolhimento ilegal em Ponte de Lima

Artigos Relacionados