Arquivo

Papa Francisco reafirma que a Igreja não pode “permanecer fechada em si mesma”

Religião
Papa francisco reafirma que a igreja não pode “permanecer fechada em si mesma”

O Papa Francisco reafirmou hoje que a Igreja tem “a necessidade vital de sair” para se encontrar e “não deve permanecer fechada em si mesma” mas tornar-se “numa casa acolhedora sem divisões de paredes”, na celebração da festa de Pentecostes, no Vaticano.

Na basílica de São Pedro, o pontífice fez a homilia, sentado devido a problemas no joelho, durante a missa presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, no dia em que os católicos comemoram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.

O Espírito “ensina à Igreja a necessidade vital de sair, a exigência fisiológica de anunciar, não ficar fechada em si mesma, não ser um rebanho que reforça o cercado, mas um prado aberto para que todos se alimentem da beleza da Deus, uma casa aconchegante sem divisórias”, reafirmou.

Francisco falou sobre o “novo caminho” com o qual o Espírito Santo, “no grande caminho da vida, nos ensina por onde começar, que caminhos tomar e como caminhar”, sempre a partir do amor, que deve “estar ao centro” e sem o qual “tudo é vão”.

“Estamos habituados a pensar que o amor vem essencialmente da nossa complacência, talento e religiosidade”, mas “não nasce tanto das nossas capacidades, mas é um dom dele”, assegurou.

No meio de problemas e preocupações, o amor “pode transformar as feridas que ardem” porque “cura memórias”, “põe ordem na vida, ensina-nos a acolher-nos, a perdoar-nos e a reconciliar-nos com o passado…a recomeçar”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Putin ameaça atacar novos alvos se ocidente fornecer mísseis de longo alcance

Putin ameaça atacar novos alvos se Ocidente fornecer mísseis de longo alcance

Próximo Artigo
Ministra critica cavaco silva: “fala com azedume e ressentimento perante o país"

Ministra critica Cavaco Silva: “Fala com azedume e ressentimento perante o país"

Artigos Relacionados