Nuno Calçada Loureiro, residente em Barcelos, vai receber, pelas mãos do arcebispo primaz de Braga, no próximo sábado, a Medalha Pro Ecclesia et Pontifice, também conhecida como “Cruz de Honra”: a medalha de valor mais elevado que pode ser dada a uma pessoa leiga, pelo Papa.
Professor-coordenador no Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA), um politécnico de ensino privado em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, Nuno Loureiro será agraciado pela “dedicação ao ensino, em especial ao ensino da engenharia”.
A distinção, outorgada pelo Papa, decorre durante a Assembleia Diocesana, a partir das 12:00 horas, no Santuário do São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro.
Nuno Calçada Loureiro é licenciado em engenharia mecânica pela Universidade do Porto, doutor em Líderes para indústrias tecnológicas, pela Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Lisboa (ao abrigo do protocolo MIT-Portugal), e mestre em Design Industrial pela Universidade do Porto
É membro da IANEG – International Association of Engineers onde integra a Society of Mechanical Engineering e a Society of Industrial Engineering, membro sénior da IAER – International Association of Educators and Researchers onde integra a Society of Mechanical Engineering, membro Sénior da Ordem dos Engenheiros (Portugal) onde é atualmente um dos diretores regionais do Colégio de Engenharia Mecânica.
É perito avaliador da Agência Nacional de Inovação e também é membro da Comissão Executiva de Certificação do Instituto Eletrotécnico Português.
A nível de Academia ,começou a carreira em 2008, como assistente convidado e professor adjunto convidado no ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto
Foi Professor Adjunto e Professor Coordenador Convidado no ISPGaya – Instituto Superior Politécnico Gaya e Assistente Convidado no IPCA – Instituto Politécnico do Cavado e do Ave e também no IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Foi Professor Adjunto no ISVOUGA, sendo atualmente Professor Coordenador e diretor da Licenciatura em Engenharia de Produção Industrial, da Pós-Graduação em Maquinação Avançada e da Pós-Graduação em Engenharia de Som. É também presidente do Conselho Técnico-Científico.
A nível internacional, foi professor visitante na Faculdade de Engenharia e Gestão da Universidade de Tecnologia de Bialystok – Polónia e na Universidade Politécnica de Timisoara – Roménia.
É investigador no LAETA – Laboratório Associado de energia, transporte e aeroespacial, onde se dedica ao desenvolvimento de materiais compósitos biodegradáveis.
Fruto deste trabalho, ganhou este ano o prémio “Licor Beirão / ISVOUGA ” que premeia o melhor projeto de fim-de-curso (alunos e orientadores) da licenciatura em engenharia de produção industrial do ISVOUGA.