Pandemia custou ao Estado 4.135 milhões de euros no ano passado

Direção-Geral do Orçamento
Pandemia custou ao estado 4. 135 milhões de euros no ano passado
Asilo de S. José nos dias mais críticos do surto de covid-19. Foto: O MINHO / Arquivo

A pandemia de Covid-19 custou ao Estado 4.134,7 milhões de euros em 2022, devido a um aumento da despesa em 3.676,8 milhões de euros e diminuição da receita em 475,9 milhões de euros.

“Até dezembro, a execução das medidas adotadas associadas à Covid-19 bem como das que tiveram por objetivo repor a normalidade, levaram a uma diminuição da receita em 475,9 milhões de euros e a um aumento da despesa total em 3.723,8 milhões de euros”, pode ler-se na síntese da execução orçamental, divulgada hoje pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Do lado da receita, a DGO salienta o impacto estimado associado à prorrogação do pagamento do IVA, no valor de 507,5 milhões de euros.

Já do lado da despesa dá nota das medidas de apoio às empresas e ao emprego (1.321,6 milhões de euros).

Destas destaca o programa Ativar (362,2 milhões de euros), os apoios à Economia (238,6 milhões de euros), outros apoios a empresas (278,9 milhões de euros), o incentivo a normalização (118,5 milhões de euros) e a compensação do valor da retribuição mínima mensal garantida (90,6 milhões de euros).

Realce também para a despesa incorrida no setor da Saúde (1.148,9 milhões de euros), nomeadamente com aquisição de vacinas, testes à Covid-19 e relativa a recursos humanos.

O relatório sublinha ainda os apoios ao rendimento das famílias (474,3 milhões de euros), destacando o apoio associado ao isolamento profilático (245,8 milhões de euros), os apoios extraordinários ao rendimento dos trabalhadores (78 milhões de euros) e o subsídio de doença (66,9 milhões de euros).

Segundo a DGO, na ausência das despesas associadas às medidas no âmbito da pandemia, a despesa efetiva das Administrações Públicas teria aumentado 7,4% e a despesa primária 8,5%, face ao ano anterior, contra os aumentos registados de 5,1% e de 5,9%, respetivamente.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ventura quer "melhor resultado" de sempre do chega nas europeias

Ventura quer "melhor resultado" de sempre do Chega nas europeias

Próximo Artigo
Descida da edp penaliza bolsa de lisboa

Descida da EDP penaliza bolsa de Lisboa

Artigos Relacionados