A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) instaurou um processo “para apuramento de eventuais responsabilidades” nos incidentes no jogo entre o “Cerdal” e o “Panthers FC”, no Pavilhão Multiusos de Valença, a contar para o Torneio de Futsal de Verão local, competição organizada pelo SC Valenciano.
Em comunicado, a APCVD refere que “instaurou um processo para apuramento de eventuais responsabilidades contraordenacionais daí resultantes e imputáveis ao organizador e promotor do evento”.
E acrescenta: “Existindo indícios da prática de atos que configuram ilícitos criminais, a APCVD encaminhará para o Ministério Público todo o expediente e informação que se afigure útil para a prossecução da justiça, atendendo à competência das autoridades judiciárias para a investigação de matéria criminal”.
Como O MINHO noticiou, adeptos e jogadores de duas equipas amadoras de futsal envolveram-se numa cena de pancadaria, na terça-feira, durante um torneio de verão, disputado no Pavilhão Multiusos de Valença.
O episódio ocorreu durante o jogo entre as equipas “Cerdal” e “Panthers FC”, que participavam no torneio organizado pelo SC Valenciano.
Nas imagens partilhadas nas redes sociais é possível ver que os desacatos decorrem no interior do recinto do jogo, mas passam de seguida para a zona de bancada.
Após este episódio, a organização do torneio decidiu excluir os dois emblemas da competição.
“Lamentando profundamente o sucedido, perante todos aqueles que estavam no local, repudiamos qualquer ato de violência e qualquer conduta anti-desportiva, pelo que apelamos ao bom senso e desportivismo no decorrer da restante competição”, lê-se no comunicado emitido pelo SC Valenciano, no Facebook.
Este é um torneio anual da equipa de Valença que, este ano junta 14 equipas seniores. Conta ainda cinco sub-12 e cinco equipas sub-16.