Seguir o O MINHO

Braga

PAN quer relatório anual sobre a poluição dos rios em Braga

Eleições autárquicas

em

Foto: Divulgação / PAN

O candidato do PAN à Câmara de Braga, Rafael Pinto, anunciou que irá propor a criação de um relatório municipal sobre a poluição dos rios.

A proposta fará parte do programa eleitoral do partido e foi lançada após “uma das piores descargas dos últimos anos no rio Este” afirma o candidato, citado em comunicado, salientando que esteve “na rua com dezenas de populares, nas margens do rio e o cenário é desolador.”

Neste relatório proposto pelo PAN devem “constar dados relativos à evolução do número de descargas e denúncias, o resultado destas e ainda a evolução da qualidade da água e biodiversidade, estendendo-se ao rio Este, Torto e Cávado”

“Já solicitamos por várias vezes estes dados à Câmara Municipal, mas não nos foram facultados. Das duas uma, ou não os têm, o que nos parece gravíssimo ou têm mas como não demonstram uma evolução positiva nos últimos anos, não querem partilhar”, acrescenta Rafael Pinto.

Esta proposta deverá incluir ainda “um resumo das medidas adotadas para a despoluição dos rios e os seus resultados, como por exemplo, o estado atual do cadastro das águas pluviais do rio Este”.

“Em reunião com o presidente, em 2020, já lhe tínhamos pedido mais transparência para com os cidadãos nas questões de poluição, mas até agora nada mudou. Relembramos ainda que lançamos uma petição pública para levar a poluição do rio Este à Assembleia da República de forma a obtermos respostas concretas, também do governo”, conclui.

Populares