Seguir o O MINHO

Legislativas 2022

PAN lamenta falta de apoio para projetos como o Gatil Simãozinho em Guimarães

Eleições legislativas

em

Foto: DR

O cabeça-de-lista do PAN pelo círculo de Braga, Rafael Pinto, visitou o premiado gatil “Simãozinho”, na Escola Secundária Santos Simões, em Guimarães, lamentando que “este tipo de projetos sejam pouco apoiados pelo Estado”.

Em comunicado, o partida dá conta que o objetivo da visita passou por conhecer um projeto de sucesso relativamente à promoção do bem-estar animal e educação para esta causa através das escolas.

Para o candidato, citado no comunicado, “este é um projeto único ao nível nacional que muito deve orgulhar a comunidade escolar e vimaranense”, acrescentando: “Precisamos de mais programas destes nas escolas, em várias áreas, para dinamizar a educação e contribuir para um melhor ambiente escolar”.

Atualmente, o Gatil Simãozinho acolhe cerca de 45 gatos garantindo todas as condições de bem-estar e de apoio médico-veterinário. As verbas advêm de doações, parcerias, do orçamento participativo da autarquia mas também de projetos desenvolvidos pelos alunos, como uma feira de livros usados cujas vendas reverteram para o Gatil.

Gatil Simãozinho, projeto escolar único nascido em Guimarães, premiado pelo Governo

Segundo Rafael Pinto, “o facto de os alunos e alunas se envolverem a este nível ajuda também no processo de ensino e educação fora das salas de aula. É essencial que o nosso sistema de ensino valorize estas atividades”.

Para além disto, o PAN lamenta que “este tipo de projetos sejam pouco apoiado pelo Estado, sobrevivendo apenas da boa vontade dos intervenientes, o que pode constituir um risco para a sua sustentabilidade”.

Populares