O PAN de Famalicão recebeu uma denuncia referente ao abate de 20 árvores numa urbanização, por parte do município, na freguesia de Nine, Famalicão.
Em comunicado, o partido anunciou que solicitou informação sobre as “razões do abate, e os fundamentos para o facto das caldeiras terem sido fechadas, ao invés de se ter procedido à substituição das árvores”.

“Não se compreende que Mário Passos venha prometer 100 mil árvores, quando não sabe cuidar das árvores existentes”, acusa Sandra Pimenta, candidata à Câmara Municipal.
E acrescentou: “Há anos que assistimos a esta política da propaganda da oferta de árvores e de plantações para a fotografia, mas depois ficar tudo ao abandono, sem manutenção e no limite, ao abate por existirem problemas fitossanitários.”
No programa autárquico, o PAN quer assegurar a existência de “verdadeiros corredores ecológicos, preservando, assim, a fauna e flora nativas, e, paralelamente, que permita o acesso a todas as pessoas que queiram usufruir do contato com a natureza, promovendo a saúde e bem-estar psicológico”.
Paralelamente, o partido defende sessões de sensibilização e informação para a importância do aumento dos espaços verdes e jardins, como espaços protetores dos polinizadores e meios naturais de combate às alterações climáticas.
“O saldo ambiental deste executivo que agora termina o mandato é claramente negativo!” concluiu a candidata, citada na mesma nota enviada à imprensa.