Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Palhaços encontram-se em Vila do Conde

em

O 3.º Encontro de Palhaços de Vila do Conde pretende na edição deste ano promover a proximidade entre os artistas e comunidade local, apostando em vários espetáculos no exterior.

cartaz-encontro-de-palhacos

O certame, que hoje teve início e que se prolongará até ao próximo domingo, terá mais de uma dezena de apresentações, levadas a cabo por artistas de Portugal, Espanha, Alemanha, Argentina, África do Sul, Bélgica e Brasil.

Para vincar essa maior ligação com o público, os responsáveis do evento prepararam uma série de apresentações em diversos espaços ao ar livre da cidade, para que, gratuitamente, possam levar “a arte dos palhaços ao encontro das pessoas”.

“Um das nossas bandeiras é tirar a ideia que o palhaço pertence apenas ao universo infantil, e ao levar os espetáculos para fora dos teatros, não só estamos democratizá-los, como também a envolver uma maior número de pessoas, tentando surpreende-las”, disse à Lusa Pedro Correia, da organização do evento.

Nesse âmbito, e logo neste primeiro do dia o Encontro de Palhaços de Vila do Conde, crianças, utentes de lares de terceira idade, e cidadãos com necessidades especiais estiveram juntos à assistir a um espetáculo no Teatro Municipal de Vila do Conde, que será o espaço âncora da iniciativa.

“Queremos envolver todas as pessoas, de todas as idades, e com as mais diversas necessidades neste encontro de palhaços, pois essa é verdadeira essência desta arte”, completou Pedro Correia.

O certame, que este ano tem como novidade uma residência artísticas, com presença do belga Tom Roos em Vila do Conde desde o início da semana, dando formação a outros artistas, tem também um componente solidária.

“No sábado à noite, teremos uma gala solidária, onde vão participar todos os artistas presentes no encontro, e cujas receitas vão reverter para uma associação que apoia refugiados, chamada “Solidariedade não conhece fronteiras”, anunciou Pedro Correia, da organização.

Com o tema deste ano a ser “A Poesia do Palhaço”, os espetáculos terão diferentes estéticas e imaginários, levados a cabo por artista como Sílvia Leblon, Mica Paprika, Duo Einfach Riesig, Companhia Pacolomo e Companhia Bipolar.

 

logo Facebook Fique a par das Últimas Notícias. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares