Seguir o O MINHO

Braga

Palavras e danças despertam a imaginação dos mais velhos em S. Vicente

em

A primeira sessão de “Leituras com Vida dão alma às freguesias de Braga – Biblioterapia para idosos” da presente temporada teve como tema “Conto que conta, dança que dança”. A iniciativa decorreu no Azilo de S. José, em S. Vicente, no dia 21 de outubro, perante um auditório completamente cheio.

Tendo como base uma história tradicional contada de novo por António Torrado, as animadoras Celeste Magro e Conceição Marques, da biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, lá foram cativando o auditório.

Em cada lugar existe uma história para contar e uma música para dançar. Foi contada uma história tradicional onde as palavras e a dança entraram em convívio e foram transmissoras para a reflexão sobre os valores, crenças e regras, para além de serem indispensáveis ao bom convívio.

Em verso ou em prosa, a história derivou da mais antiga e anónima voz que a projetou no tempo de geração em geração. Tratou-se de uma narrativa simples com uma história de vida para despertar a imaginação, para aguçar a lógica e, principalmente, para ativar a memória de todos os participantes.

A “Biblioterapia para Idosos” é uma iniciativa da biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, à qual a Junta de Freguesia de S. Vicente, representada por Domingos Alves, vogal para a Educação e Cultura, se associa.

Populares