Seguir o O MINHO

Braga

Pais temem fecho de escola com 800 alunos em Braga por falta de funcionários, diretor diz que está resolvido

Município substitui assistentes operacionais de baixa

em

Imagem: DR

A Associação de Pais da Escola Básica EB 2/3, Dr. Francisco Sanches. De Braga, anunciou, em comunicado, que vai propor o encerramento do estabelecimento de ensino, com 800 alunos, devido à falta de assistentes operacionais. Mas o Diretor, Arlindo Antunes de Sousa diz que o problema está “em vias de resolução”, pelo que a Francisco Sanches não vai fechar. “Em nome do bem dos alunos a escola vai manter-se aberta”, assegura.

Em comunicado publicado na rede social facebook, a Direção da Associação de Pais, que hoje se reúne em Assembleia-Geral, escreveu: “Neste momento, o panorama é insustentável, não há a garantia de higiene, manutenção, e mesmo de segurança do estabelecimento escolar.

E, prosseguindo, afirma: “Neste sentido, a Associação de Pais admite que o encerramento da escola é a melhor solução, mediante o atual cenário da falta de assistentes operacionais”.

Contactado pelo o MINHO, o diretor da Escola disse que “o quadro de Assistentes Operacionais é de 25, mas estão ao serviço apenas 19, devido a baixas prolongadas e a atestados médicos pontuais e de curta duração, (neste caso e, nos termos da lei, não podem dar origem a substituição de trabalhadores), ou seja, na presente semana estavam ausentes seis AO, o que cria problemas na gestão do dia a dia”.

“A vereadora da Educação, Carla Sepúlveda e o presidente da Câmara, Ricardo Rio deram-nos a garantia que, no começo da semana, será colocado, a título permanente, mais um AO – passando o quadro para 26 – e serão enviados mais três para substituir os que estão em doença prolongada. Os restantes vão regressando da baixa médica, como sucedeu hoje com uma funcionária”, explicou, garantindo que o problema deve estar sanado na próxima semana.

Populares