Sismo sentido no continente

Foto: DR / Arquivo

Um sismo de magnitude 2.8 na escala de Richter foi sentido com intensidade máxima III/IV (Mercali) na zona de Coimbra, adiantou há minutos o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, aquele instituto refere que o abalo foi detetado pelas estações da Rede Sísmica do Continente pelas 20:42, com epicentro registado a cerca de 4km a Oeste da Figueira da Foz.

De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo “não causou danos pessoais ou materiais”.

O IPMA refere que “se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados”.

“A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes”, conclui o IPMA.

Segundo a escala de Mercali modificada, um sismo de intensidade máxima III significa que “foi sentido por um pequeno número de pessoas, e bem sentido nos andares mais elevados”.

Já o grau IV, o sismo é sentido “dentro de habitações, podendo despertar do sono um pequeno número de pessoas. Nota-se a vibração de portas e janelas e das loiças dentro dos armários”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Barragem de Vilarinho da Furna encheu e teve de descarregar

Próximo Artigo

Hotel em Esposende recebe médicos de todo o Norte

Artigos Relacionados
x