Seguir o O MINHO

Ave

Pais de escola encerrada em Celorico de Basto receberam secretária de Estado com manifestação

em

Dezenas de pais de alunos da escola do Rego, de Celorico de Basto, manifestaram-se hoje em Mondim de Basto, onde reclamaram da secretária de Estado Adjunta e da Educação que reverta a decisão de encerramento do estabelecimento.


“Isto é uma decisão política em que cabe à secretária de Estado decidir a favor da manutenção, ainda por cima tendo em consideração as características da escola”, disse Fernando Vilasboas, o representante dos encarregados de educação.

Os pais concentraram-se junto aos Paços de Concelho de Mondim de Basto, onde hoje se realizou uma cerimónia presidida pela secretária de Estado Alexandra Leitão, para a assinatura de protocolos com 25 autarquias do norte do país destinados ao financiamento da reabilitação de escolas.

Enquanto decorriam os trabalhos na sala de sessões da assembleia municipal, ouviam-se os protestos dos manifestantes que, do lado de fora, exigiam ser ouvidos pela governante, enquanto gritavam palavras de ordem em defesa da escola pública e contra o encerramento da escola do Rego.

Os pais eram observados de perto por vários militares da GNR.

O presidente da Câmara de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, que também estivera na sala para assinar um dos protocolos, acabou por abandoná-la, para se juntar aos manifestantes em sinal de solidariedade.

À saída da sessão, a secretária de Estado não respondeu aos encarregados de educação que chamavam pelo seu nome, seguindo em direção à viatura oficial, o que irritou alguns pais que reclamavam ser ouvidos.

Desde o dia 15 que cerca de 40 alunos da escola do primeiro ciclo do ensino básico não frequentam as aulas, depois de os encarregados de educação se terem recusado, naquele dia, a transferir os alunos para o Centro Escolar de Gandarela.

Os pais protestavam contra a decisão do Governo de encerramento da escola do Rego.

Alegaram ainda que o centro escolar está demasiado afastado da zona de residência (cerca de 14 quilómetros) das famílias e recordam que a escola do Rego é das que apresenta melhores resultados em todo o concelho, não se justificando por isso encerrá-la.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Celorico de Basto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Guimarães

PSP afirma ter dado “sério golpe no pequeno tráfico de droga” em Guimarães

Tráfico de droga

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO / Arquivo

A megaoperação anti tráfico de estupefacientes que decorreu esta quarta-feira em vários locais da cidade de Guimarães resultou na detenção de cinco indivíduos e a apreensão de droga e diverso material associado ao tráfico, foi hoje anunciado. De acordo com a PSP, foi dado “um sério golpe” no pequeno tráfico na cidade.

Em comunicado, o comando distrital da PSP de Braga dá conta da operação conduzida pela esquadra de investigação criminal de Guimarães e que resultou na detenção de mãe e dois filhos suspeitos de liderar uma organização que traficava droga em Guimarães.

Segundo o comissário famalicense Vítor Silva, citado pela CMTV, os intervenientes suspeitos recebiam muitas vezes objetos furtados a troca de drogas como heroína, cocaína e canábis, que alegadamente traficavam a partir de casa.

Foto: Divulgação / PSP

As buscar passaram pelas freguesias Fermentões, Abação (S. Tomé), S. Torcato, Costa e Sande Vila Nova, cidade de Guimarães, após investigação que decorria “há alguns meses”, explica a PSP.

Foram cumpridos dez mandados de busca domiciliária, quatro de busca em veículos e quatro mandados de detenção. Todavia, houve uma outra pessoa a ser detida em flagrante, pelo que o número de detidos elevou-se para cinco com o decorrer da operação de hoje.

Os detidos são quatro homens e a mulher que lideraria a rede. Têm idades compreendidas entre 20 e 50 anos.

Apesar de não ter sido apreendida uma grande quantidade de droga (apenas 30 gramas divididas entre heroína, cocaína e canábis), foi apreendido diverso material eletrónico presumivelmente furtado: dois televisores, três câmaras de vídeovigilância, dois tablets e vários telemóveis, entre outros).

Foi ainda apreendido material associado ao tráfico e consumo de estupefaciente, nomeadamente, duas balanças de precisão, produtos de corte e vários cachimbos próprios para o consumo de droga, para além da quantia de mil euros em numerário, uma trotinete elétrica e várias armas brancas e munições.

“Esta ação policial teve a colaboração da Unidade Especial de Polícia, através do Grupo Operacional Cintécnico e de vários elementos da estrutura de investigação criminal e Intervenção Rápida da Divisão Policial de Guimarães”, sublinha a PSP.

Com esta ação, o Comando da PSP de Braga acredita ter dado um sério golpe no pequeno tráfico de droga na cidade de Guimarães, bem como contribuído para aumentar o sentimento de segurança da mesma, que têm sido alvo de uma preocupação e trabalho constante por parte desta Polícia.

Continuar a ler

Guimarães

Câmara de Guimarães distribui mais de 20 mil máscaras às escolas

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Guimarães

A Câmara de Guimarães está a proceder à distribuição de máscaras em todas as escolas do concelho, reforçando esta medida que visa a proteção dos jovens vimaranenses no âmbito da atual pandemia, foi hoje anunciado.

No total serão distribuídas mais de 20 mil máscaras, devidamente identificadas pelos respetivos agrupamentos escolares.

Na mensagem dirigida às crianças e jovens, Domingos Bragança vinca “tempos difíceis” que “exigem de nós comportamentos de cidadania” e que “nos protejamos e que protejamos os outros”.

O presidente da Câmara de Guimarães alerta para o risco de contágio e o dever de cada um em cumprir as medidas de prevenção.

“Nenhum de nós quer ser infetado e nenhum de nós quer infetar as pessoas que amamos, os nossos pais, os nossos avós, os nossos familiares, os nossos amigos. E esse respeito por nós e pelos outros mostra-se também no uso de máscara, este novo adereço que passamos a usar e que é fundamental para dizermos não ao vírus. Esta máscara simboliza a vossa escola e o vosso município. Uma máscara que traz em si a garra do Vimaranense, do conquistador das boas e nobres causas! Uma máscara que simboliza o valor da escola, da aprendizagem e do conhecimento”, frisou Domingos Bragança, em mensagem enviada a todas as escolas.

Esta medida de apoio às escolas, com a oferta de máscaras, complementa-se ainda com as Equipas Multidisciplinares de Saúde de Suporte às Escolas que estão há três semanas no terreno com uma intervenção no âmbito da sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção.

Continuar a ler

Ave

Comandante dos Bombeiros de Fafe regressa ao quartel após recuperar da covid-19

Paulo Ferreira esteve internado com pneumonia

em

Foto: Bombeiros Voluntários de Fafe / Facebook

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Fafe, Paulo Ferreira, regressou esta quarta-feira ao ativo, depois de ter estado internado devido a uma pneumonia associada à infeção por covid-19.

Apesar de estar ausente fisicamente do quartel, o Comandante conseguia estar a par da atividade do corpo de bombeiros, fruto das novas tecnologias de comunicação, refere publicação na página de Facebook da corporação.

“É muito bom regressar a casa e estar perto dos meus operacionais. Infelizmente pelo que eu passei, quero alertá-los e também à população fafense, que não foi nada fácil e que continuem a proteger-se. Não facilitem. O internamento não são das melhores horas que uma pessoa passa. Nós estaremos cá para minimizar o que a covid-19 vos fizer, mas o melhor é protegerem-se e seguir as indicações da DGS à risca”, salienta Paulo Ferreira.

Continuar a ler

Populares