Painhas de Viana compra empresa de Braga para apostar na energia solar e descarbonização

Economia
Painhas de viana compra empresa de braga para apostar na energia solar e descarbonização
Helena Painhas. Foto: Linkedin

O Grupo Painhas, de Viana do Castelo, vai apostar na área do solar fotovoltaico e da descarbonização, entrando no capital da empresa bracarense EnergyCon (novo nome da Energia em Conserva).

Segundo o jornal ECO, que avança a notícia, o Grupo Painhas já tinha feito uma parceria com a empresa de Braga para participar naquele que foi o primeiro grande projeto da gigante dos painéis solares sul-coreana Hanwha Q Cells em Portugal.

Fundada em 2011 por Edgar Moreira e Ana João Martins, a EnergyCon dá emprego a 60 pessoas. Apresenta-se como uma empresa de serviços energéticos especializada em EPC fotovoltaico (Engineering, Procurement and Construction), com competências técnicas em várias soluções fotovoltaicas e também, mais recentemente, em serviços para a descarbonização e a transição energética na indústria.

Com a integração na empresa de Viana liderada por Helena Painhas, antiga campeã nacional de surf, a administração da EnergyCon espera um “crescimento significativo” das receitas, que, em 2021, rondaram os dez milhões de euros.

Ainda de acordo com o ECO, com mais de 3,2GW em pipeline para os próximos cinco anos, dentro e fora do país, perspetiva um aumento do volume de negócios para 80 milhões de euros no final deste ano.

“Sentimos que precisávamos de uma empresa nacional saudável, madura e com um posicionamento inteligente no mercado, que nos apoiasse no processo de internacionalização”, sublinha o CEO, Edgar Moreira.

Fundada em 1980, a Painhas está associada a oito marcas próprias e presente nas áreas de produção, transporte, distribuição e manutenção de redes e infraestruturas de energia e telecomunicações. Nos últimos anos alargou o leque de soluções nas áreas da formação, águas, gás, construção civil e construção naval.

Os valores do negócio não foram revelados.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ps obteve 41,50% após apurados os votos dos emigrantes

PS obteve 41,50% após apurados os votos dos emigrantes

Próximo Artigo
Ecoponto incendiado em vila verde

Ecoponto incendiado em Vila Verde

Artigos Relacionados