Um dos momentos de destaque da programação natalícia de Melgaço acontece no dia 16 de dezembro com a descida de rafting do rio pelo Pai Natal, no rio Minho.
- Anúncio -
A atividade, organizada pela empresa Melgaço Radical, tem início marcado para as 11:00.
De 02 de dezembro a 12 de janeiro, Melgaço terá várias atividades: uma exposição, animação musical, um espetáculo de teatro, sessões de cinema, um workshop, desporto e animação de rua.
A inauguração da iluminação de Natal acontece no dia 07 de dezembro, pelas 18:00, no Largo Hermenegildo Solheiro.
“Sendo Melgaço o destino de natureza mais radical de Portugal e o rafting uma das principais atrações para os amantes de desporto de aventura, o Pai Natal não poderia chegar de outra forma”, afirma o autarca de Melgaço, Manoel Batista, citado em comunicado da autarquia.
Arranque no dia 02 de dezembro
O programa de animação arranca no dia 02 de dezembro, com a exposição coletiva “Cercolartes VII”, acompanhada de um momento musical com o barcelense “The Partisan Seed”. A mostra estará em exibição para toda a comunidade até 12 de janeiro de 2024, na Casa da Cultura.
O cinema terá lugar na programação com duas sessões, a acontecer na Casa da Cultura: a 16 de dezembro, pelas 10:30, será exibido o filme “Wish: O Poder Dos Desejos”, indicado para crianças maiores de seis anos; e a 30 de dezembro, pelas 21:30, será exibido o filme “Wonka”, indicado para crianças maiores de 12 anos. Os bilhetes estarão disponíveis na Casa de Cultura de Melgaço, no valor de 3 euros cada.
A 10 de dezembro, terá lugar a Melgaço Vintage, uma feira de antiguidades, velharias, artesanato e artigos em segunda mão, no Largo Hermenegildo Solheiro, entre as 10:00 e as 17:00.
Em exclusivo para a comunidade escolar de Melgaço e para os Centros de Dia, no dia 12 de dezembro, será dinamizado um Teatro de Natal, que terá lugar na Casa da Cultura.
A animação continuará a 17 de dezembro, com a VI Gala de Natal “Melgaço em Patins”. A atividade, promovida pela Associação Melgaço em Patins, onde os atletas vão demonstrar as suas habilidades e o trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano, acontecerá no Centro de Estágios de Melgaço, pelas 15:00.
Haverá ainda um workshop “Casinhas de Gengibre”, dinamizado por Cátia Domingues, a 19 de dezembro. A iniciativa é gratuita e acontecerá na Casa da Cultura, pelas 14:30. A participação carece de inscrição obrigatória até dia 15 de dezembro, através do e-mail [email protected].
No dia 20 de dezembro, a freguesia de Penso volta a sair à rua ao anoitecer para celebrar a Alumiada a São Tomé, em diferentes locais daquela localidade.
Destinado à comunidade infantil, no dia 21 de dezembro, pelas 14:30, haverá “Um Conto de Natal” com a obra “O Melhor Presente de Natal”, de Ben Mantle. A iniciativa é de entrada livre e acontece na Casa da Cultura.
A dança também faz parte do programa de Natal: no dia 22 de dezembro, a Gala de Natal da Melgaço Dance Center promete encher de brilho e cor o Centro de Estágios de Melgaço. O evento é de entrada livre e acontecerá pelas 21:00.
Melgaço preparou ainda um momento de animação itinerante pelas ruas da vila: no dia 23 de dezembro, pelas 15:00, será possível assistir à Parada de Natal.
Comprar no comércio local
Neste Natal, a autarquia volta, uma vez mais, a apelar à realização das compras de Natal no comércio tradicional. “Compre local! Compre o que é nosso” é a campanha de promoção e valorização que a autarquia de Melgaço lançou na fase de desconfinamento, em maio de 2020, com o propósito de revitalizar a economia local, mas que “tem vindo a lembrar da importância do objetivo com que tal foi idealizada, designadamente com o intuito de mostrar o valor do comércio local”.
“Ao comprarmos o que é de Melgaço, estamos a promover o desenvolvimento económico do nosso município”, atenta Manoel Batista, apelando a que as pessoas “façam as suas compras de Natal em Melgaço”. E garante: “Os nossos produtos têm qualidade e são de confiança”.